SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Prisão de Bolsonaro deixa ala do STF indignada, tarifa dos EUA sobre produtos do Brasil entra em vigor e outras notícias para começar esta quarta-feira (6).

CONGRESSO NACIONAL

Alcolumbre fala em ação arbitrária de bolsonaristas, e Motta reage a pressão por anistia. Congressistas de direita passaram a obstruir o Legislativo em protesto contra a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro.

GUERRA COMERCIAL

Tarifa extra de 50% dos EUA sobre produtos do Brasil entra em vigor. Sobretaxas atingem cerca de 36% de itens exportados aos americanos.

GUERRA COMERCIAL

Lula diz que não ligará para negociar com Trump porque americano ‘não quer falar’. Em seguida, presidente disse que chamará republicano para COP30, para ver ‘o que ele pensa da questão climática’.

GOVERNO TRUMP

Brasil fica de fora da lista de países que terão de pagar caução para vistos de turismo e negócios nos EUA. Medida quer limitar acesso de quem não cumpre prazo máximo de permanência no país; Zâmbia e Maláui entram em rol inicial.

VIOLÊNCIA

Morador de rua chorou e pôs mão na cabeça antes de ser morto por PMs, mostra vídeo. Imagens de câmera corporal indicam que homem colaborou com policiais antes de ser baleado no Brás, no centro de SP.

AVIAÇÃO

Aeroporto de Congonhas planeja retomada de voos internacionais em 2026. Operações devem começar com aviação executiva; concessionária prevê voos comerciais para a América do Sul em 2028.

UNIÃO EUROPEIA

Europa e Canadá exigem Estado palestino sem Forças Armadas e levantam debate sobre soberania. Países ocidentais dizem que eventual reconhecimento está atrelado à formação de uma Palestina desmilitarizada.

MUNDO

Avalanche de lama na Índia mata ao menos 4. Autoridades contabilizam pelo menos 50 desaparecidos; água arrastou casas e inundou vilas na região do Himalaia.

FORÇAS ARMADAS

Oitenta anos após Hiroshima, mundo normaliza a bomba atômica. Proliferação foi contida com relativo sucesso, mas nunca houve tanto risco de guerra atômica.

TELEVISÃO

Como Wandinha, macabra e antissocial, se tornou ídolo infantil e superou polêmicas. Série da Netflix retorna após personagem da família Addams virar fenômeno entre crianças, apesar das cenas sombrias.

CULTURA

Ozzy Osbourne morreu após sofrer ataque cardíaco, diz atestado de óbito do músico. Astro do heavy metal e do Black Sabbath morreu em 22 de julho, aos 76 anos, e também tinha doença arterial e Parkinson.

SANTO ANDRÉ

Jovem que deixou filha de 3 anos em casa para ir a festa é proibida de sair à noite. Justiça concedeu liberdade provisória à mãe; polícia não tem informações sobre pai da criança.