SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os artigos da Wikipédia são escritos por pessoas, não por robôs, disse a presidente da Wikimedia Brasil (o grupo que representa a Wikipédia no país), Érica Azzelini, 30, durante debate sobre a sustentabilidade da enciclopédia digital —ela é a primeira mulher e a pessoa mais jovem a liderar a entidade.

A declaração veio logo antes de a entidade divulgar um perfil dos editores da versão em português da plataforma. O número de voluntários com idade entre 10 e 24 anos recuou 12,7%, entre 2021 e 2025. O grupo de colaboradores mais jovens responde, neste ano, por 29,4% dos voluntários —eram mais de 40% há quatro anos.

A pesquisa, realizada pelo professor de sociologia da Faculdade Casper Líbero Alexander Hilsenbeck, ouviu 286 editores voluntários da Wikipédia, e comparou os dados com pesquisa similar realizada em 2021. No mesmo período de comparação, o número de colaboradores de 25 a 34 anos manteve-se constante. O grupo de maior alta foi o de 35 a 49 anos —um salto de 19,6% para 33,6%.

Se por um lado, a tendência indica a assiduidade dos voluntários que estão envelhecendo junto com o projeto, também mostra uma maior dificuldade do grupo de recrutar jovens. O número de leitores da Wikipédia em português com menos de 18 anos recuou de 9,9% do total para 8,2%, mostra outro estudo —movimento que se repete nos capítulos em alemão, árabe, espanhol, francês e inglês.

O gerente-executivo da Wikimedia Brasil, João Peschanski, afirma que os números de 2021 podem estar sob influência da pandemia, mas reconhece que há uma maior disputa para atrair leitores e editores.

“Outras formas de expressão digital, como vídeos, podcasts e threads em redes sociais, além de posts em blogs, ainda são mais atrativas muitas vezes para quem quer compartilhar conhecimento de uma maneira rápida e com retorno imediato”, afirmou ele, que também é professor na Faculdade Casper Líbero. A emergência de sistemas de inteligência artificial como o ChatGPT, que usam os conteúdos da enciclopédia digital sem dar o devido crédito, é mais uma preocupação.

A Wikipédia, disse Peschanski, pode ser uma oportunidade para os jovens que “não se sentem representados por soluções dominadas por big techs”. De acordo com o professor, a Wiki busca o conhecimento livre e de qualidade como objetivo, enquanto a concorrência visa o lucro.

Hoje, a Wikipédia, na nona posição entre os dez sites mais acessados do mundo, é a única entidade sem fins lucrativos da lista mantida pela plataforma Similar Web. Além de redes sociais e do portal de notícias Yahoo, está no ranking o ChatGPT.

*

SITES MAIS ACESSADOS DO MUNDO

Lista levantada pela plataforma Similarweb

1 – Google

2 – YouTube

3 – Facebook

4 – Instagram

5 – ChatGPT

6 – X (ex-Twitter)

7 – WhatsApp Web

8 – Reddit

9 – Wikipédia

10 – Yahoo Japão

*

Na pesquisa com leitores da Wikipédia, a plataforma de IA que ganha popularidade desde 2022 apareceu pela primeira vez como uma fonte viável de acesso ao conhecimento, junto com YouTube, Google e Reddit.

Os leitores da geração Z ainda são mais propensos a recorrer a plataformas de inteligência artificial e de vídeo, como o TikTok, segundo o mesmo estudo.

Nesse contexto, o movimento Wiki vive um dilema: sua finalidade não é ser o site mais lido, mas a entidade precisa garantir sua sustentabilidade com novos voluntários, conteúdo, leitores e fontes de financiamento.

Um dos jovens editores da Wikipedia é o mestrando em fonoaudiologia Hector Corrales, 24, que começou a atuar no projeto durante uma atividade de extensão realizada pela USP de Bauru. As parcerias com instituições acadêmicas são um dos meios para o movimento fortalecer suas bases. Só neste ano, a entidade promoveu mais de 120 oficinas em universidades que mobilizaram cerca de 3.400 pessoas.

Hoje, Corrales estuda como o desenvolvimento dos sistemas recentes de inteligência artificial afeta a Wikipédia. Uma base de dados chamada Common Pile, referenciada em vários dos principais projetos, tem 11% de seus dados advindos da Wikipédia.

De acordo com Corrales, os laboratórios de IA causam dois prejuízos para o site: usam o conteúdo sem atribuir a fonte, desrespeitando os termos de uso da Wikipédia, e sobrecarregam os servidores da enciclopédia digital com acessos de robôs.

“O intuito da Wikipédia não é limitar a circulação do conhecimento, mas precisamos discutir como fazer isso da maneira correta”, disse Corrales. “Ficamos felizes quando um influencer consulta a Wikipédia e credita o trabalho da Wiki, é o correto”, exemplifica.

O pesquisador da USP recorda que, além de entregar conteúdo produzido por pessoas como ele, a Wikipédia não usa rastreadores, coleta os dados mínimos necessários para funcionar e não exibe publicidade.

Além da parceria com as universidades, a leitura da enciclopédia online é uma das formas de conquistar editores voluntários. Durante a conferência da Wikimedia Brasil, realizada em Salvador no mês de julho, a reportagem ouviu relatos de jovens que começaram a editar o projeto ainda na adolescência, após sentirem a urgência de corrigir alguma informação defasada.

Embora tais erros pudessem minar a credibilidade do grupo, a possibilidade de corrigi-los com informações baseadas em fontes verificáveis é um dos pilares da Wikipédia. São cinco pilares de edição: enciclopedismo, imparcialidade, conteúdo livre, civilidade e ausência de regras fixas.

Além disso, existem revisores que podem barrar as edições que estejam em desacordo com os critérios de indicação de fonte e de imparcialidade. Graças ao padrão de qualidade, à disposição de compartilhar conhecimento e à sua governança descentralizada, a Wikipédia foi reconhecida no início do ano como um bem comum digital, como o sistema operacional Linux e o navegador Mozilla Firefox.

De acordo com Peschanski, é importante recrutar jovens, não só para ter mais braços trabalhando, mas também para manter o movimento wiki dinâmico e multigeracional. “As pessoas mais jovens podem contribuir com suas perspectivas de releitura sobre os conteúdos já disponibilizados e criar novos conteúdos —muitos jovens criam verbetes sobre memes, por exemplo, que não caberiam nos quesitos de relevância mais clássicos.”