SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Clickbus, plataforma especializada em passagens rodoviárias, está apostando em uma tecnologia própria de inteligência artificial para aprimorar a experiência de viagem e, no processo, fidelizar a clientela. O anúncio foi feito nesta terça-feira (5) em evento em São Paulo.
Um dos novos recursos é uma assistente de viagem conversacional, ou seja, com a qual o cliente poderá conversar para tirar dúvidas, pedir ajuda e receber dicas personalizadas. O passageiro poderá receber recomendações de destinos com base em uma faixa de preço escolhida por ele, por exemplo, ou ter respostas rápidas para perguntas como “qual documento preciso para viajar com crianças?”, “posso viajar com meu cachorro?” e “qual é o dia mais barato para viajar?”.
Outra funcionalidade será a personalização da página inicial do aplicativo às vésperas de cada viagem, já com as informações necessárias para o embarque e a passagem digital. Durante o trajeto, será exibido ainda um mapa em tempo real com a rota do ônibus, informações sobre o veículo se tem lanche e ar-condicionado, por exemplo e tempo estimado para a chegada.
Nos exemplos exibidos no evento em São Paulo, o aplicativo da empresa ainda vai enviar notificações sugerindo remarcação de passagem, caso o cliente pareça estar atrasado para o embarque, e sugerir plataformas como Uber e 99 para levá-lo ao destino final.
“Ao investigar os hábitos de consumo dos viajantes rodoviários do Brasil, percebemos que há um cenário de evolução para viações e outros players quando o assunto é aplicação de IA para solucionar dores dos usuários. Os participantes da pesquisa descreveram que a IA ideal para viagens rodoviárias é aquela que antecipa, informa e age com atualizações em tempo real”, afirma o CEO da Clickbus, Phillip Klien.
Os novos serviços ainda estão em fase de testes e funcionam apenas para metade dos usuários ativos, com expansão da base de contemplados a cada semana.
A empresa investiu cerca de R$ 15 milhões ao longo do ano para desenvolver a tecnologia, tendo treinado a IA com mais de 50 modelos de linguagem diferentes e uma base de dados interna.
Outra novidade, também em fase de testes por ora, é o MCP, sigla em inglês para Protocolo de Contexto de Modelo. Trata-se de uma tecnologia que permite que modelos de IA conversem e interajam com aplicativos externos, como ferramentas na internet e até outras plataformas.
“O modelo de IA é como um chef de cozinha. Ele sabe preparar pratos como ninguém e usar os melhores ingredientes, mas, se ele não sabe o que está acontecendo no salão, não consegue nem começar o trabalho. O MCP, nesse sentido, é a comanda do restaurante, trazendo os pedidos para que a IA trabalhe”, explica Fabio Trentini, CTO (chefe de tecnologia) da empresa.
Na prática, significa que outras empresas vão poder integrar suas próprias IAs ao sistema da Clickbus e, assim, sugerir serviços em conjunto. O cliente poderá ter sugestões de passagens de ônibus e de hospedagem em uma mesma consulta, por exemplo.
O modelo usa “o melhor dos serviços das plataformas que estão disponíveis hoje”, diz o diretor de dados César Carvalho, “e oferece um serviço customizado e especializado nas dores dos clientes da Clickbus”.
Pensando na concorrência, a companhia não pensa em vender a tecnologia para fora e está em rota de expansão. Em março deste ano, comprou a RJ Consultores, uma desenvolvedora de sistemas de venda de passagens da TOTVS, também presente no México e em outros mercados internacionais. A aquisição de R$ 49,6 milhões foi feita com capital próprio e ainda precisa da autorização do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).