SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A primeira frente fria do inverno em São Paulo se afasta do litoral nesta quarta-feira (6), mas os ventos úmidos do oceano ainda devem causar nebulosidade e chuviscos na região metropolitana, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura.

A previsão do órgão indica que o dia ainda deve começar com muita nebulosidade e chuviscos, devido aos ventos úmidos do oceano. No entanto, o sol retorna entre muitas nuvens no decorrer do dia e favorece a gradativa elevação das temperaturas, com mínimas oscilando em torno dos 13°C e máximas que podem chegar aos 20°C.

Os modelos meteorológicos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indicam a possibilidade de pancadas isoladas de chuva de fraca a moderada intensidade em algumas regiões. No entanto, essa era a mesma previsão para esta terça (5) na capital, e não houve precipitação, segundo o órgão nacional.

Na quinta-feira (7), a tendência é a melhora do clima na cidade, com o sol aparecendo mais entre nuvens e favorecendo a gradativa elevação das temperaturas ao longo do dia. Os termômetros devem variar de mínimas de 12°C a máximas de 23°C, com índices de umidade do ar atingindo valores próximos aos 45%.

O mesmo cenário climático da capital deve ser observado nas regiões próximas da Grande São Paulo, como a faixa leste do estado, o litoral e cidades da região de Campinas. Em São José dos Campos, por exemplo, os termômetros devem variar de 10°C a 24°C. Em Santos, de 13°C a 20°C. Em Guarujá, de 17°C a 20°C. Em Bertioga, de 12°C a 21°C.; E, em Ubatuba, no litoral norte, de 11°C a 19°C.

Na região central do estado, a previsão para Bauru é de 13°C a 26°C. Em Sorocaba, de 13°C a 22°C. E, em Campinas, de 12°C a 26°C.

No interior do estado, quanto mais a oeste, mais altas serão as temperaturas e menor a chance de chuva. Em Araçatuba, por exemplo, a variação esperada é de 14°C a 29°C. Em Presidente Prudente, de 14°C a 29°C. E, em Ribeirão Preto, de 15°C a 28°C.

Após a passagem dessa frente fria, a Climatempo alerta para uma nova que deve chegar ao país no fim de semana, provocando mais chuva e seguida por uma nova massa de ar polar que deve derrubar as temperaturas novamente em todo o estado.