SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em seu primeiro compromisso público como executivo do Nubank, Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central, afirmou que os recentes ataques contra o Pix feitos pelos Estados Unidos, que abriram uma investigação sobre o meio de pagamento como uma possível prática desleal, são passageiros.
“Esse barulho que estamos vendo agora é provavelmente passageiro. No fim das contas, cada vez mais pessoas, até mesmo aquelas que estão criticando o Pix agora, percebem que o Pix trouxe uma transformação muito importante para um país como o Brasil”, afirmou Campos Neto.
O economista também afirmou que o Pix é um bem público que não foi criado para que o governo arrecade impostos ou para gerar lucro ao BC.
“Ele não foi criado para eliminar a concorrência, nem para que o Banco Central ficasse rico, porque o Banco Central não ganha dinheiro. Ele também não foi criado para que o governo arrecadasse impostos. Ele foi criado para empoderar as pessoas”, disse em videocast do Nubank publicado nesta terça-feira (5).
O vice-chairman do Nubank também contou ter recebido mensagens de diversos países sobre o Pix, curiosos com a funcionalidade da solução.
“Recebi mensagens da maioria dos presidentes de bancos centrais quando alguns artigos começaram a aparecer, dizendo: ‘Como isso é possível?’. Quero dizer, o sistema funciona tão bem. Tem sido uma inspiração para outros países da América Latina e de outros lugares”, afirma Campos Neto.
Ele mencionou a eventual implementação de sistemas de pagamento instantâneo no México, na Colômbia e na Coreia do Sul.
Para Campos Neto, o Pix é apenas o começo da inovação tecnológica que irá revolucionar a economia, o que inclui open finance e tokenização.
“O Pix fazia parte de um plano, de uma ideia ou de uma visão sobre como tornar a intermediação financeira mais inclusiva e mais competitiva.”
Ao desenvolver a ferramenta, Campos Neto disse ter estudado o sistema de pagamentos da Índia e ser aconselhado a falar com gamers.
“São eles que estão fazendo pagamentos digitais neste momento. E cinco conceitos surgiram [das conversas com gamers] com muita clareza: as pessoas querem algo que seja barato, rápido, transparente, aberto e seguro. Então, essas são as fundações do Pix.”