SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma casa centenária localizada em uma das regiões do Harlem, em Nova York, acaba de ser colocada à venda por US$ 3 milhões. O que torna o imóvel ainda mais especial é o fato de ter pertencido ao cantor e compositor Bob Dylan entre os anos de 1986 e 2000 -um período em que ele viveu discretamente no bairro histórico de Strivers’ Row.
Construída no final do século 19, a casa de cinco quartos e cerca de 420 m² está situada em uma fileira de residências conhecidas por abrigar membros da elite afro-americana durante o Renascimento do Harlem, incluindo médicos, empresários, músicos e artistas.
O projeto da arquitetura, assinado por Stanford White, preserva elementos do estilo Renascença Revival, como lareiras decorativas, molduras originais, azulejos históricos e uma charmosa entrada de piso térreo -em vez da clássica escadaria nova-iorquina.
Além do apelo, a residência conta com um jardim privativo, pátio cercado, piso de madeira restaurado, novo deque e cozinha equipada com eletrodomésticos modernos. A rua onde fica, com acesso restrito por portões motorizados, garante privacidade aos moradores -algo que pode ter atraído Dylan durante seus anos de reclusão criativa.
O atual casal proprietário, o advogado aposentado Isam Salah e a ex-editora-chefe da revista Elle, Elaina Richardson, comprou a casa em 2018 por US$ 3,17 milhões. Apesar da fama do antigo dono, eles afirmam que a decisão de compra foi motivada mais pelo imóvel em si do que por sua ligação com o artista. “Enquanto meu marido é fã do Dylan, eu sou mais do time da Joni Mitchell”, brincou Richardson, em entrevista ao New York Times.
Ainda assim, ela admite que o legado do cantor é difícil de ignorar: “É inevitável pensar… será que ele já se sentou nesta entrada?”.
Embora pouco se saiba publicamente sobre os anos em que Dylan morou na casa, a localização estratégica no Harlem e a aura histórica do imóvel reforçam seu valor simbólico -tanto para fãs quanto para apreciadores de arquitetura. Hoje, o imóvel está à venda por uma cifra levemente inferior ao valor pago pelos atuais donos.