SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O tabloide norte-americano New York Post anunciou nesta segunda (4) que vai lançar uma publicação chamada The California Post, com notícias locais e focadas na costa oeste dos Estados Unidos.
O planejamento inclui, inicialmente, a publicação online do tabloide e, a partir de 2026, uma edição impressa diária, nos mesmos moldes do jornal nova-iorquino. O jornal California Post terá sede em Los Angeles e seguirá a fórmula de reportagens impactantes, forte cobertura do mundo esportivo e novidades sobre celebridades.
O jornal terá uma equipe própria de repórteres, editores e fotógrafos, com compartilhamento de algumas reportagens nacionais com o New York Post.
A iniciativa mira uma fatia de mercado enfraquecida nos últimos anos, com o fechamento de diversos títulos locais e do declínio do principal jornal da região, o Los Angeles Times.
“Estamos em um momento crucial para a cidade e o estado, e não há dúvida de que o Post desempenhará um papel crucial no engajamento e esclarecimento dos leitores, que estão sedentos por reportagens sérias e humor irreverente”, disse em comunicado Robert Thomson, CEO da News Corp, de Rupert Murdoch, dona da publicação.
Publicado desde 1801, o Post afirma que a cidade de Los Angeles representa hoje seu segundo maior mercado em leitores online cerca de 90% de sua audiência vive fora de Nova York. Mensalmente, o site recebe mais de 3,5 milhões de visitantes únicos residentes na cidade e 7,3 milhões em todo o estado da Califórnia.
“A Califórnia é o estado mais populoso do país e é o epicentro do entretenimento, da revolução da inteligência artificial e da manufatura avançada sem mencionar uma potência esportiva. No entanto, muitas histórias não estão sendo contadas e muitos pontos de vista não estão sendo representados”, disse Keith Poole, editor-chefe do New York Post que vai supervisionar ambas as publicações.