INDAIATUBA, SP (FOLHAPRESS) – Mais um SUV elétrico chinês chega ao mercado nacional. Agora é a vez do EX5, produzido pela Geely. A empresa tem 70 bilhões de dólares em ativos e é dona das marcas Volvo, Zeekr e Lotus, entre outras.

Trata-se de uma reestreia: a empresa já esteve no Brasil em 2014, por meio de importação comandada pelo grupo Gandini. Não deu muito certo, e a operação foi encerrada cerca de um ano após o início.

Agora é um novo momento, em que os consumidores olham de outra forma para os automóveis de origem chinesa. Para aproveitar essa onda, a Geely conta com a parceria da Renault para distribuir seus veículos.

Jefferson Antunes, head de produto e marca da Geely no Brasil, diz que a dianteira do EX5 é inspirada na face de um tigre. O executivo garante que o público considerou seu desenho original e passou retornos positivos sobre o veículo, que está em exposição em shoppings e concessionárias.

Essas impressões, no entanto, não significam sucesso imediato. De fato, o modelo tem traços próprios, com faróis fininhos e vincos chamativos nas portas, mas são tantos carros chineses chegando ao mesmo tempo que é difícil não fazer confusão entre as marcas.

Embora tenha um preço competitivo para um SUV médio, sendo oferecido por a partir de R$ 205,8 mil, o EX5 chega em um mercado povoado de opções de mesma origem e com características semelhantes. Os elétricos chineses já não parecem mais cópias de veículos europeus, mas trazem similaridades entre si.

Os elementos básicos estão lá, a começar pela tela gigante do sistema multimídia, com 15,4 polegadas. Forrações bem cuidadas, seis airbags, ar-condicionado digital, teto solar panorâmico e banco do motorista com ajustes elétricos também são itens de série da versão Pro.

A opção Max acrescenta equipamentos como frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa, sistema de som com 16 alto-falantes, rodas de 19 polegadas e teto solar panorâmico, entre outros itens. O preço sobe para R$ 225,8 mil.

A desvantagem da opção mais cara está na autonomia menor. Segundo o padrão de medição adotado pelo Inmetro ( (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) , o EX5 Pro é capaz de rodar 413 km com uma carga completa de suas baterias, enquanto a versão Max atinge 349 km

A explicação para a diferença está na maior demanda por energia exigida pelos sistemas extras de segurança da versão mais equipada.

O motor elétrico tem 218 cv de potência. A marca afirma que seu SUV médio é capaz de partir do zero e chegar aos 100 km/h em 6,9 segundos.

Em um teste realizado em pista fechada, o Geely pareceu um pouco mais firme que outros SUVs elétricos chineses, embora a direção seja bem leve nas manobras. Seu foco está no conforto, com espaço de sobra para os ocupantes.

A marca ambiciona competir não apenas com seus conterrâneos, mas atrair também clientes de modelos nacionais com motorização flex, como o Jeep Compass (a partir de R$ 189.990), o Toyota Corolla Cross (R$ 182.990 na versão de entrada) e o Honda HR-V 1.5 turbo (R$ 199,4 mil).

Entre os concorrentes 100% elétricos, o EX5 chega ao mercado junto com o Omoda 5 (R$ 209.990) e o GAC Ayon V (R$ 219.990). O segmento de SUVs a bateria tende a crescer, mas seu ritmo de expansão é mais lento do que o registrado entre os modelos híbridos.