SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma das discussões mais intensas do cinema recente virou arma inusitada na zona rural dos Estados Unidos. O Departamento de Agricultura do país (USDA) tem usado áudios de uma cena de “História de um Casamento”, drama estrelado por Scarlett Johansson e Adam Driver, para espantar lobos.
No filme de 2019, os atores interpretam um casal em processo de divórcio, e protagonizam uma briga tão visceral que virou meme na internet. Agora, esse mesmo momento de fúria e gritaria vem sendo reproduzido em áreas de risco no estado do Oregon para manter os lobos afastados de rebanhos de gado.
Segundo o Wall Street Journal, os drones também emitem sons de fogos de artifício, tiros e até trechos da música “Thunderstruck”, do AC/DC. A combinação de barulhos tem surtido efeito: depois que 11 vacas foram mortas em apenas 20 dias, o número caiu para duas mortes nos 85 dias seguintes à adoção da estratégia.
“Eu preciso que os lobos entendam e respondam à mensagem de que os humanos são perigosos”, afirmou um supervisor distrital do USDA.
O método, chamado de wolf hazing (“intimidação de lobos” em tradução livre), ganhou força com o aumento da população desses animais desde sua reintrodução no Parque de Yellowstone em 1995. De lá para cá, a convivência com fazendeiros tem gerado tensões.