SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – “O Agente Secreto”, do diretor Kleber Mendonça Filho, será o filme de abertura do 58° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
O festival será realizado entre os dias 12 e 20 de setembro na capital federal. A sessão de abertura contará com a presença do diretor, da produtora Emilie Lesclaux, da distribuidora Silvia Cruz, e de parte do elenco.
O longa, que estreia no circuito comercial no dia 6 de novembro, venceu o prêmio de direção no Festival de Cannes, logo após Wagner Moura ser premiado em ator. A vitória aconteceu seis anos após o diretor pernambucano levar o prêmio do júri para casa por “Bacurau”. “O Agente Secreto” também venceu o prêmio da Fipresci, a Federação Internacional de Críticos de Cinema, associação que reúne jornalistas de cerca de 50 países.
Ainda em setembro, o filme de Mendonça Filho será um dos destaques do Festival Internacional de Cinema de Toronto.
Estrelado por Moura e Maria Fernando Cândido, o longa acompanha a história de um professor universitário que foge de São Paulo após se desentender com um empresário. Ele volta ao Recife natal e adota um nome falso e viver escondido para a sua segurança.
O filme brasileiro será exibido em salas de cinemas de 94 países da Europa, Américas do Norte e Latina, Ásia e Oceania. Responsável pelas vendas internacionais do longa, a francesa MK2 diz que a distribuição nos territórios internacionais já está garantida.