RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O Flamengo empatou com o Ceará, por 1 a 1, neste domingo (3), no Castelão, mas manteve a liderança do Brasileirão. De todo modo, viu o Cruzeiro colar mais uma vez na disputa.

Arrascaeta fez o gol do Flamengo, mas Pedro Raul igualou o placar no segundo tempo.

O uruguaio chegou ao décimo gol no Brasileirão, mas gerou atenção porque saiu no intervalo com dores musculares na coxa esquerda.

O time de Filipe Luís chegou a 37 pontos, o mesmo número do Cruzeiro. Além de levar a melhor no saldo de gols, o Flamengo ainda tem um jogo a menos.

Já o Ceará está com 22 pontos, em décimo.

O Flamengo até fez um bom primeiro tempo, mas caiu muito na etapa final, dando brecha para a reação do time da casa.

O Ceará já tinha vencido o Cruzeiro na rodada passada e agora também tirou pontos do Flamengo.

O jogo contra o Ceará foi o primeiro de Bruno Henrique desde que foi denunciado no STJD, sob a acusação de ter levado amarelo de propósito, em 2023, para influenciar o mercado de apostas. O atacante foi capitão do time, levou amarelo e saiu na etapa final.

Na próxima rodada, o Flamengo recebe o Mirassol, sábado, às 18h30, no Maracanã. Já o Ceará visita o Palmeiras, domingo, às 16h.

Antes, o rubro-negro encara o Atlético-MG, quarta-feira, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.

*

REFORÇO MILIONÁRIO TITULAR

Contratação mais cara do clube, Samuel Lino foi titular do Flamengo pela primeira vez. Ele tinha entrado contra o Atlético-MG, na Copa do Brasil, e ajudou a revigorar o time — apesar da derrota. Desta vez, estava em campo desde o início.

A melhor jogada dele foi no segundo tempo, com um drible curto para limpar a marcação e um chute rasteiro defendido pelo goleiro do Ceará.

Filipe Luís também colocou Emerson Royal logo de partida na lateral direita.

PRESSÃO E INTENSIDADE

O Flamengo teve 15 minutos interessantes de pressão na saída de bola e correria na frente. Por mais que tenha diminuído a rotação em parte da etapa inicial, o controle do jogo foi amplo por parte do Flamengo.

A escapada mais perigosa do Ceará foi com Pedro Henrique, obrigando Rossi a fazer boa defesa.

No Flamengo, controle do meio-campo (principalmente pelo fator Jorginho) e alternância nos lados na hora de construir o jogo.

Mas se tudo estava congestionado, os zagueiros aparecem para achar espaços. A bola de Léo Ortiz para Plata, na área, destravou o sistema defensivo adversário. O equatoriano, de forma inteligente, escorou de cabeça. Aí, Arrascaeta ficou livre para abrir o placar, aos 36 minutos do primeiro tempo.

SEM ARRASCA, MAS COM SAÚL

O meia uruguaio foi marcado de forma intensa pelos jogadores do Ceará. Depois de sofrer uma falta no meio-campo, acusou dores musculares na parte posterior da coxa esquerda. Por precaução, foi sacado do jogo ainda no intervalo.

Isso deu brecha para que outro reforço recente do Flamengo fosse a campo: Saúl.

Ele entrou aberto pela direita. Assim, Plata e Bruno Henrique formaram a dupla pela faixa central do campo.

TRAVESSÃO IMPEDE LEI DO EX

O lance mais perigoso do Ceará no segundo tempo foi com um outro estrangeiro que já vestiu a camisa 10 do Flamengo: Lucas Mugni.

A jogada aos 10 minutos da etapa final teve um cruzamento pela direita e a cabeçada perigosíssima do argentino, que parou no travessão.

Rossi ficou estático, no primeiro momento, mas estava ligado para defender o rebote de Aylon após o quase gol de Mugni. Lei do ex freada.

A oportunidade do time da casa nasceu em um momento do jogo no qual o Ceará já estava marcando mais à frente, tentando atacar mais o Fla.

O EMPATE VEIO

O Flamengo se desorganizou e também deu sinais de perda no aspecto físico. Se a cabeçada de Mugni não rendeu gol, o empate veio com outra jogada pelo alto. O próprio argentino bateu o escanteio para o gol de Pedro Raul.

Rossi saiu esquisito, ficou no meio do caminho, e a zaga também não subiu com o centroavante do Ceará. Fatal.

ATÉ VICTOR HUGO DE VOLTA

No segundo tempo, na tentativa de se reorganizar, o Flamengo fez mais mexidas e até Victor Hugo entrou.

O meia que rodou pelo futebol turco e esteve muito perto de sair definitivamente do Flamengo substituiu Plata. Mas nem com fôlego novo o Flamengo conseguiu vencer.

FICHA TÉCNICA

Ceará 1 x 1 Flamengo

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)

Data/Hora: 3/8/2025, às 18h30

Árbitro: Rodrigo Pereira de Lima (Fifa-PE)

Assistentes: Neuza Ines Back (Fifa-SC) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)

Cartões amarelos: Marllon, Richardson, Fernando Sobral (CEA); Jorginho, Bruno Henrique (FLA)

Gols: Arrascaeta, 36’/1ºT (0-1); Pedro Raul, 22’/2ºT (1-1)

Ceará: Bruno Ferreira, Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia (Nicolas); Richardson (Fernando Sobral), Lourenço (Lucas Mugni) e Diego (Licas Lima); Pedro Henrique (Aylon), Galeano e Pedro Raul. T: Léo Condé.

Flamengo: Rossi, Emerson Royal (Varela), Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho (Allan), Evertton Araújo e Arrascaeta (Saúl); Plata (Victor Hugo), Samuel Lino e Bruno Henrique (Juninho). T: Filipe Luís.