
O Cineclube da Luluzinha realiza, nesta segunda-feira (04/08), às 19 horas, sua última sessão da temporada, com produções que abordam arte, memória e resistência. Serão exibidos dois filmes dirigidos por mulheres: Piracema, curta-metragem de ficção de Dani Duarte; e o documentário Vozes do Território: Terra Indígena Piaçaguera, dirigido por Diana Freixo.
A sessão é gratuita e, após a exibição, o público poderá participar de um debate virtual com as duas realizadoras.
Realizado quinzenalmente e com entrada gratuita, o Cineclube da Luluzinha tem se destacado como um espaço dedicado ao cinema independente, incentivando especialmente produções locais e a presença feminina no audiovisual.
A iniciativa é viabilizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), operacionalizada em Goiás pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Os filmes
Piracema – O curta acompanha um grupo de atores unidos pela paixão pelo teatro. No entanto, cada um deles vive uma fase distinta dessa relação com a arte. Uma das atrizes começa a questionar sua trajetória e escreve uma carta, que guia o espectador por uma jornada introspectiva contra a corrente, como a piracema dos peixes que nadam rio acima. Piracema marca a estreia de Dani Duarte na direção de cinema, combinando suas experiências nas artes cênicas e audiovisuais.
Vozes do Território – O documentário convida o público a mergulhar nas histórias e resistências dos povos indígenas do litoral sul de São Paulo, especialmente da Terra Indígena Piaçaguera. Com imagens sensíveis e depoimentos impactantes, o filme denuncia os efeitos da ocupação irregular, o processo de demarcação de terras e os riscos do Marco Temporal. A direção é de Diana Freixo, artista que atua com jovens indígenas em formações audiovisuais por todo o país.
Diretoras
Dani Duarte é atriz, diretora e montadora, com formação em artes cênicas, cinema e ballet clássico. Já atuou em mais de quinze peças e dirigiu seu primeiro curta, Piracema, unindo sua paixão pelo teatro e o cinema. Tem passagens por instituições internacionais como a Moscow Art Theater School (Rússia) e participou de intercâmbios e colaborações com artistas europeus.
Diana Freixo é artista visual, fotógrafa e produtora audiovisual. Atua em projetos que combinam arte, educação e ancestralidade, com destaque para sua parceria com o Museu da Pessoa em iniciativas de formação audiovisual com jovens indígenas. Vozes do Território é seu mais recente trabalho como diretora.
Serviço
Sessão de curtas do Cineclube da Luluzinha
Data: Segunda-feira (4/8)
Horário: 19h
Local: Sala Multimídias João Bennio – Vila Cultural Cora Coralina – Goiânia
Entrada gratuita
O post Cineclube da Luluzinha encerra temporada 2025 na Vila Cultural Cora Coralina apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.
Fonte: Agência Cora