SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A seleção brasileira feminina venceu a Colômbia nos pênaltis por 5 a 4 neste sábado (2), após empate por 4 a 4 no tempo normal, e se sagrou campeã da Copa América pela nona vez.

Os gols nas penalidades foram marcados por Tarciane, Amanda Gutierres, Mariza, Jhonson e Luany pelo Brasil e Usme, Restrapia, Linda Caicedo e Bonilla pela Colômbia, enquanto Angelina e Marta desperdiçaram pela Canarinho e Paví, Leicy Santos e Carabalí pela equipe colombiana.

Os gols do jogo foram marcados por Angelina, Amanda Gutierres e Marta (duas vezes), pelas brasileiras, e Linda Caicedo, Tarciane (contra), Mayra Ramírez e Leicy Santos, pelas colombianas. Esta foi a quarta vez em que as seleções se enfrentaram na decisão da competição: em 2010, 2014, 2022 e 2025, quatro vitórias do Brasil.

Ao todo, dez edições foram disputadas, e em apenas uma o Brasil não foi campeão – em 2006, foi derrotado pela rival Argentina, que superou a Canarinho nos pontos corridos.

Como foram os pênaltis

Tarciane converteu o primeiro, com chute forte no alto. Usme, com categoria, empatou nas cobranças.

Angelina cobrou mal no meio do gol e Tapia defendeu, enquanto Restrepo bateu no canto esquerdo de Lorena e converteu. Amanda Gutierres empatou o duelo novamente.

Paví bateu muito embaixo e jogou por cima do gol, e Mariza converteu com tranquilidade no canto direito de Tapia.

As craques das equipes, Leicy e Marta desperdiçaram suas cobranças.

Linda Caicedo converteu na última cobrança antes das alternadas e empatou em 3 a 3. Jhonson marcou com categoria, e Bonilla empatou novamente.

Luany fez o quinto brasileiro, na direita de Tapia, que caiu para o outro lado. Carabalí desperdiçou com defesa de Lorena e o Brasil conquistou sua nona Copa América!

Gols e destaques

Linda Caicedo abriu o placar aos 24 minutos! A equipe colombiana trocou passes sem dificuldade dentro da grande área brasileira e Mayra Ramírez encontrou a jovem promessa sem marcação, que finalizou no canto esquerdo de Lorena.

Pênalti para a seleção brasileira! Carabalí disputou bola com Gio Garbelini e, após queda no chão, levantou e cabeceou o rosto da atacante do Brasil propositalmente. Após revisão no VAR, a árbitra amarelou a atleta da Colômbia e concedeu a penalidade.

Angelina marcou e empatou! Com bela finalização, a camisa 8 do Brasil chutou no ângulo esquerdo da goleira Tapia e converteu a penalidade, aos 53 minutos do primeiro tempo.

Tarciane marcou gol contra bizarro! A zagueira da seleção brasileira tentou recuar para a goleira Lorena, que saiu do gol para receber e acabou passando do lance. A bola entrou devagar e a Colômbia ficou na frente novamente, aos 23 minutos do segundo tempo.

Amanda Gutierres conquistou o empate! Aos 34 minutos, a centroavante dominou no peito em um lindo lançamento dentro da grande área e finalizou de voleio, no canto esquerdo da goleira Tapia.

Em contra-ataque, Mayra marcou! Após recuperada de bola, as colombianas saíram em velocidade, Linda Caicedo tocou para a camisa 9, que tocou para o gol com tranquilidade, aos 42 minutos de jogo.

Marta empatou no apagar das luzes com golaço! A camisa 10 da seleção brasileira encontrou ótima oportunidade fora da área e virou lindo voleio de primeira, sem chance para Tapia, já aos 50 minutos.

Mais um da craque! Após lançamento na grande área, Amanda Gutierres soltou a bola para a lateral Yasmin, que se desvinculou da marcação, levantou na grande área e Marta concluiu, aos 14 minutos do primeiro tempo da prorrogação.

Jhonson quase marcou o quinto. A jovem atacante finalizou quase dentro da pequena área após sobra de bola, mas chute espirrou na goleira Tapia, que evitou o gol.

Colombianas empataram com golaço de falta! Leicy Santos marcou em bela finalização de fora da área e conquistou o empate já no fim da prorrogação.

FICHA TÉCNICA

Colômbia 4 (4) x (5) 4 Brasil

Competição: Final da Copa América feminina

Local: Estádio Rodrigo Paz Delgado – Quito, Equador

Data e hora: 02 de agosto de 2025, às 18h (de Brasília)

Árbitro: Dione Rissios (CHI)

Assistentes: Marica Castillo e Leslie Vásquez Maulén (CHI)

VAR: Anahí Fernández (URU)

Gols: Linda Caicedo, aos 24’/1ºT, Angelina, aos 53’/1ºT, Isa Haas (GC), aos 23’/2ºT, Amanda Gutierres, aos 34’/2ºT, Mayra Ramírez, aos 42’/2ºT, Marta, aos 50’/2ºT, Marta, aos 14’/1ºT (prorrogação), Leicy Santos, aos 9’/2ºT (prorrogação)

Amarelos: Bedoya, Carolina Arias, Tapia, Carabalí e Angelo Marsiglia (téc.) (Colômbia); Tarciane, Arthur Elias (Téc.), Mariza, Isa Haas e Angelina (Brasil)

Colômbia: Katherine Tapia; Carolina Arias (Bonilla), Daniela Arias, Jorelyn Carabalí e Daniela Caracas; Lorena Bedoya (Restrepo), Ilana Izquierdo (Paví) e Leicy Santos; Linda Caicedo, Mayra Ramírez e Valerin Loboa (Usme). Técnico: Angelo Marsiglia

Brasil: Lorena; Tarciane, Yasmim e Mariza; Fe Palermo (Isa Haas), Angelina, Duda Sampaio (Yaya) e Gabi Portilho (Luany); Gio Garbelini (Marta), Dudinha (Amanda Gutierres) e Kerolin (Jhonson). Técnico: Arthur Elias