SÃO PAULO, SP E SANTOS, SP (FOLHAPRESS) – Um incêndio atingiu cem residências em comunidade de palafitas, em Santos, no litoral paulista.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram por volta das 7h30, no Caminho São Sebastião.

Uma pessoa morreu, de acordo com os bombeiros. A vítima é uma mulher de 60 anos que se recusou a sair de casa no momento do incêndio, segundo a corporação. O corpo foi encontrado carbonizado por volta das 10h40.

Como as casas são de madeira, as chamas se alastraram de forma rápida e formaram uma coluna densa de fumaça que podia ser vista de longe.

Os bombeiros atuaram no local com 13 viaturas e 50 agentes. O fogo foi controlado por volta das 9h30 e o trabalho de rescaldo durou até o começo da tarde.

Morador na área atingida pelo fogo, Vilmar Lima afirmou que “o clima é só de tristeza na comunidade”. “Muita perda. Para muitos, é pouco. Para quem mora na comunidade é muito”.

Ele disse que há solidariedade entre os moradores quando situações drásticas como essa ocorrem. “Nós, que moramos na comunidade, somos unidos. A gente se ajuda um ao outro.”

A comunidade faz parte do Dique Vila Gilda, a maior favela sobre palafitas do país.

Em setembro de 2023, um incêndio na comunidade São José, que faz parte do complexo, destruiu cerca de 250 casas de palafitas.

A Defesa Civil do estado e o Fundo Social de São Paulo, estão enviando ajuda humanitária para os moradores da região. Agentes da Defesa Civil estão disponibilizando colchões, cobertores, kits de higiene, kits dormitório, roupas e cestas básicas aos moradores.