Walison Veríssimo
A Câmara Municipal de Goiânia adiou para o dia 11 de agosto a retomada das atividades legislativas, que estava inicialmente marcada para a próxima terça-feira (5). O motivo é a necessidade de concluir os serviços elétricos do novo pavimento construído sobre a ala dos gabinetes, parte da obra de ampliação iniciada em maio de 2023.
De acordo com o Departamento de Engenharia da Casa, a área ficará parcialmente interditada até o dia 9 para a finalização de testes e ajustes no sistema elétrico, incluindo iluminação, climatização e tomadas. Durante esse período, os gabinetes parlamentares estarão fechados e as atividades administrativas funcionarão em horário reduzido, das 7h às 13h.
O terceiro andar adiciona 1.500 metros quadrados à sede do Legislativo e vai abrigar nove novos gabinetes. Quatro deles contarão com estrutura adaptada para pessoas com deficiência. O espaço também centralizará todas as salas das comissões permanentes da Casa. A ampliação foi projetada para atender ao aumento no número de vereadores, que passou de 35 para 37 com base nos dados do Censo 2022 do IBGE.
A obra é custeada com recursos do duodécimo, repasse obrigatório feito pela Prefeitura à Câmara, e está sob responsabilidade da Geo Engenharia. O contrato, no valor de R$ 4,83 milhões, inclui a construção civil e a instalação dos aparelhos de ar-condicionado.
Desde o início dos trabalhos, a Câmara suspendeu suas atividades em pelo menos cinco ocasiões. Foram quatro paralisações no ano passado, coincidentes com o calendário eleitoral, para a execução de concretagens. Mais recentemente, em março deste ano, houve nova interrupção para adequações elétricas.
Além do novo pavimento, o espaço em frente ao prédio da Câmara, onde passava a Avenida Goiás, será definitivamente fechado e transformado em estacionamento para servidores e visitantes. A área foi cedida à Casa pela Prefeitura em uma permuta firmada ainda na gestão de Iris Rezende, como compensação pela perda do antigo estacionamento, ocupado pela obra de prolongamento da Avenida Leste-Oeste.