
A bronquiolite é uma infecção viral que afeta a saúde de bebês e crianças, e que pode evoluir para quadros graves, colocando a vida dos pequenos em risco. A doença pode causar dificuldade respiratória e evoluir para quadros mais preocupantes, trazendo risco de vida.
O alerta é do infectologista Taiguara Fraga, do Centro de Especialidades do Ipasgo Saúde, que destaca a importância da atenção aos primeiros sintomas respiratórios.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a bronquiolite afeta o pulmão do bebê, especificamente os bronquíolos. Essa estrutura está ligada aos brônquios e faz parte do sistema responsável pela distribuição do ar para dentro dos pulmões, acometendo principalmente menores de dois anos de idade.
Entre os principais sintomas causados pela bronquiolite estão febre, coriza e, em casos mais graves, pode evoluir para uma falta de ar que deixa a criança ofegante, com aumento na frequência respiratória, explica o médico infectologista Taiguara Fraga.
“Quando a criança apresenta alguma alteração do padrão respiratório, queixa de febre, coriza associada a essa alteração respiratória, é importante levar ao médico para que se faça a avaliação. Dessa forma, teremos um diagnóstico de que é uma bronquiolite e se ainda é uma doença que está leve, moderada ou grave, para que seja feita a melhor opção terapêutica”, alerta.
Quando diagnosticada, é necessário seguir as orientações médicas para evitar que ela possa evoluir, tornando o quadro mais grave. “Busque uma unidade de saúde o mais rápido possível se isso acontecer”, atenta o Dr. Taiguara Fraga e reforça que a prevenção é um bom método de evitar doenças em bebês.
Atitudes como vacinação, amamentação, higiene e cuidados básicos, como lavar as mãos com frequência, ajudam na proteção dos pequenos.
Ipasgo Saúde Expande Cobertura com Novos Planos
O Ipasgo Saúde, que atende cerca de 580 mil beneficiários, lançou os planos Cerrado (para servidores e dependentes) e Família (ampliando para pais, mães, avós e irmãos). Essa iniciativa visa oferecer mais procedimentos e segurança jurídica. Beneficiários atuais podem migrar para os novos formatos.
Com uma extensa rede credenciada de clínicas, laboratórios e hospitais, o Ipasgo Saúde reforça a importância do acompanhamento médico regular e do diagnóstico precoce, especialmente para condições como a bronquiolite em bebês, para a qual oferece atendimento especializado, com médicos preparados para orientar e cuidar dos beneficiários.
Saiba mais
Ipasgo Saúde alerta sobre alergias em crianças durante as férias
O post Bronquiolite exige atenção redobrada dos pais com bebês e crianças pequenas apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.
Fonte: Agência Cora