BELÉM, PA (FOLHAPRESS) – Devido à realização da COP30 em Belém (PA), em novembro deste ano, companhias aéreas estão aumentando a oferta de voos para a cidade no período do evento.

“A ampliação da malha aérea é um fator crucial para garantir a eficiência logística da COP30. Em novembro, as companhias brasileiras já assumiram o compromisso de, juntas, aumentar em mais de 25% a oferta de assentos domésticos para Belém em relação ao mesmo mês do ano anterior. Serão mais de 245 mil assentos disponíveis”, disse, em entrevista à Folha de S.Paulo, o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Ele anunciou também “a elevação no número de voos internacionais de 22 para 31, crescimento de 44%, e o salto na oferta de assentos de 3.888 para 5.610.” Sabino conta que articulou diretamente com as companhias aéreas para viabilizar a ampliação.

Entre 7 e 23 de novembro, a Gol Linhas Aéreas oferecerá 600 voos domésticos e internacionais, o que corresponde a um crescimento de 230% em relação ao mesmo período de 2024. Serão 56.730 assentos no período e 77 mil no mês inteiro.

“Vamos operar, por exemplo, rotas exclusivas durante o período, como Belém-Fortaleza e Belém-Salvador”, afirma Rafael Araújo, diretor-executivo de planejamento da Gol. “Também lançamos a rota internacional Belém-Miami, com dois voos por semana -três durante a COP.”

A Gol vai operar mais duas novas rotas: Congonhas (um voo diário) e Manaus (seis voos no período). A companhia vai também ampliar os voos diários de rotas regulares, como Guarulhos, de um para quatro, Galeão (RJ), de um para três; Santarém (PA) e Macapá (AP), de um para dois.

Araújo destaca ainda a rota entre Belém e Paramaribo, capital do Suriname. “Esse voo promove uma conexão com a Europa. A KLM, por exemplo, opera de Amsterdã para Paramaribo.”

Já a Latam divulgou que vai disponibilizar um volume de voos 48% superior à oferta de novembro de 2024. “A iniciativa está alinhada à estratégia de fortalecer a conectividade aérea, tanto no Brasil quanto no exterior, contribuindo para o transporte mais eficaz de passageiros”, afirmou em nota.

Entre as rotas inéditas para o período está o voo direto de Bogotá (Colômbia), três vezes por semana, com partidas às segundas, quartas e sábados, durante todo o mês de novembro.

“A rota vai conectar o público estrangeiro da COP30 vindo dos aeroportos estadunidenses de Atlanta, Miami e Orlando com conexão em Bogotá, graças à joint venture mantida pela Latam com a Delta Airlines”, afirma a companhia em nota.

No mercado doméstico, a Latam amplia, a partir de agosto, a frequência semanal das rotas Belém-Guarulhos (SP), de 28 para 35, e Belém-Brasília, de 10 para 14. Em novembro, implementa a rota Galeão(RJ)-Belém, com dois voos semanais, e amplia a oferta entre Fortaleza e Belém, passando de 7 para 12 por semana. Além disso, a Latam manterá sua oferta atual de dois voos semanais na rota Manaus(AM)-Belém e de três vindos do Macapá.

Em 16 de julho, a colombiana Avianca anunciou, em conjunto com o governo do Pará, a criação da rota Belém-Bogotá, que começa a operar no dia 27 de outubro. Serão três frequências semanais, com aeronaves Airbus A320, para mais de 180 passageiros.

“Sem dúvida, esta nova operação permitirá que milhares de visitantes de todo o mundo cheguem facilmente a Belém, antes da COP30 e além, porque esta rota serve ao propósito de conectar o norte do Brasil, e é por isso que veio para ficar”, afirmou Frederico Pedreira, CEO da companhia, em texto da Agência Pará.

Procurada, a Azul divulgou uma nota em que informa que a companhia “contará com 646 voos, entre chegadas e partidas na capital paraense, com uma oferta de 103,6 mil assentos no período de 9 a 22 de novembro.”

“Os voos terão origem de diversas regiões do Brasil, mas especialmente dos três principais hubs da Azul, em Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), de onde os clientes poderão se conectar a partir das mais de 130 localidades atendidas pela companhia.”

Diretor da TAP Air Portugal para as Américas, Carlos Antunes salientou que a companhia tem uma foerta de seis voos por semana, que conectam Belém a mais de 50 destinos europeus através de Lisboa. “Esses voos são operados em aeronaves A321LR, com capacidade para 168 passageiros. Para os meses de outubro e novembro, há a possibilidade de aumentar essa capacidade, com a utilização de aeronaves maiores, como o moderníssimo A330-900neo, com 298 assentos, caso verifiquemos a necessidade em função da demanda.”