RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Um dos grandes nomes da história do basquete feminino brasileiro, Antonio Carlos Vendramini morreu nesta quinta-feira (31) (31) aos 74 anos. A informação foi divulgada pelo Unimed Campinas Basquete, clube do qual era gestor.

Vendra, como era conhecido, estava internado e não resistiu a complicações causadas por um tumor.

“É com profundo pesar que o Unimed Campinas Basquete comunica o falecimento do nosso querido Antonio Carlos Vendramini, que vinha internado em situação delicada. Lamentamos muito sua partida e desejamos aos familiares e amigos muita força neste momento tão difícil. Vendra sempre estará em nossos corações”, publicou o Unimed Campinas nas redes sociais.

A Liga de Basquete Feminino (LBF) informou que haverá um minuto de silêncio antes dos jogos das semifinais, que serão disputados nesta quinta-feira (31), entre Sampaio Basquete e Pontz São José Basketball, e domingo, entre SESI Araraquara e Unimed Campinas.

Em mais de 40 anos na função à beira da quadra, Vendramini se tornou um dos técnicos mais vitoriosos do basquete feminino do país. Como comandante da seleção, conquistou o Sul-Americano de 1989.

Nas passagens por diversos clubes, como Presidente Prudente, Sorocaba, Ourinhos e Marília, acumulou títulos estaduais, nacionais e mundiais. A conquista mais recente na liga nacional foi em em 2018, pelo Vera Cruz Campinas, nesta quinta-feira (31) Unimed Campinas.

Atualmente, além de consultor técnico da equipe campineira, também era conselheiro administrativo da LBF.

“Vendra é um ícone do basquete. Dono de uma trajetória brilhante e vencedora e um exemplo de técnico, de profissional, de amigo e pai. Sentiremos muito a sua falta em nosso Conselho, com posicionamentos e palavras sábias que muito contribuíram para a Liga de Basquete Feminino. Nossos sentimentos aos amigos e familiares. Sua figura será eterna.”, disse Valter Ferreira, presidente da LBF.