centenário da Casa Militar

O governador Ronaldo Caiado, conduziu, nesta quinta-feira (31/07), a cerimônia de comemoração aos 100 anos da Secretaria da Casa Militar. Durante o evento realizado no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o chefe do Executivo goiano homenageou os servidores que contribuíram de forma destacada com a segurança do Estado com a entrega da Medalha do Mérito Guardião.

A solenidade reuniu autoridades civis e militares e destacou o papel da Casa Militar na proteção institucional do Estado.

Acompanhado da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, o governador reforçou o papel fundamental do órgão na garantia da governabilidade e na construção de uma nova realidade de segurança em Goiás.

“Goiás passou a ser referência no Brasil. O cidadão hoje não vive mais com medo, ele transita livremente pelo nosso Estado”, afirmou. “Vocês me deram total condição de governar todos os dias nesses seis anos e sete meses. Tenho orgulho da segurança que me acompanha, que cuida da minha família, da Gracinha, dos meus filhos”, completou, emocionado.

centenário da Casa Militar
Governador homenageou servidores que contribuíram de forma destacada com a segurança do Estado com a entrega da Medalha do Mérito Guardião (Fotos: Júnior Guimarães e Wesley Costa)

Gracinha Caiado também ressaltou a dedicação silenciosa dos integrantes da Casa Militar. “Essa solenidade simboliza a lealdade, a coragem constante e a dedicação de profissionais que não aparecem nos noticiários, mas transformam o cotidiano. Vocês cuidam da nossa segurança desde o primeiro dia de governo, na chuva ou no sol, de dia ou de noite, sempre com profissionalismo e zelo”, declarou.

Ela ainda destacou que a Medalha do Mérito Guardião é um símbolo da gratidão do povo goiano: “Saibam que vocês têm em mim uma admiradora, uma amiga e uma aliada”.

O secretário de Estado-Chefe da Casa Militar, coronel Luiz Carlos de Alencar, lembrou a trajetória centenária da instituição, criada em 1925 pelo então governador Brasil Ramos Caiado, tio-avô do atual chefe do Executivo estadual.

“Em todos os governos, a Casa Militar teve um papel importante. Mas foi a partir de 2019, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, que ela se transformou na melhor do Brasil, com investimentos em qualificação, estrutura e valorização dos seus profissionais”, afirmou.

“Hoje somos uma secretaria que cuida da segurança do governador, do vice-governador e de suas famílias, mas também da logística terrestre e aérea, do Palácio Pedro Ludovico, do Palácio das Esmeraldas e do bem-estar da sociedade”, ressaltou.

Medalha do Guardião

entrega da Medalha do Mérito Guardião
Solenidade reuniu autoridades civis e militares e destacou o papel da Casa Militar na proteção institucional do Estado (Fotos: Júnior Guimarães e Wesley Costa)

Criada em 2004, a Medalha do Mérito Guardião homenageia civis, militares e religiosos que prestaram relevantes serviços à segurança pública e ao fortalecimento da Casa Militar.

A edição especial deste ano contemplou dezenas de servidores que se destacaram ao longo da trajetória da secretaria, cuja missão vai além da proteção das autoridades: também inclui o gerenciamento do transporte aéreo do Estado, ações emergenciais em operações de crise e apoio logístico em eventos oficiais.

A Casa Militar também ganhou notoriedade nacional ao atuar na operação que capturou o criminoso Lázaro Barbosa, em junho de 2021. Policiais que participaram diretamente da ação também foram homenageados nesta celebração centenária.

“Chegamos a este centenário com uma instituição moderna, preparada, integrada às demais forças de segurança e comprometida com a missão de proteger quem cuida do povo. A história da Casa Militar é também a história de Goiás”, concluiu o coronel Alencar.

Comemoração do centenário foi no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira (Fotos: Júnior Guimarães e Wesley Costa)

Saiba mais

Sancionada lei que regulamenta promoção de 3.307 militares em Goiás

O post Caiado celebra centenário da Casa Militar apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora