RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Uma pessoa foi baleada durante uma operação da Polícia Civil na comunidade de Manguinhos, na zona norte do Rio, nesta quinta-feira (31), segundo a Secretaria de Segurança Pública.
A vítima buscou atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) local e, em seguida, foi transferida para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na mesma região. Não há informações sobre a identidade e a gravidade dos ferimentos.
A operação ocorreu a partir de investigações que apontaram Manguinhos como base usada por traficantes e ladrões de carga que transportam produtos roubados entre comunidades nas proximidades, como Jacaré e Mandela.
A operação, conduzida por agentes da 21ª DP (Bonsucesso), faz parte de mais uma etapa da Operação Torniquete. Três suspeitos foram presos e dois fuzis foram apreendidos. A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais e de equipes de outras delegacias distritais e especializadas.
Em nota, a Polícia Civil afirmou que a “Operação Torniquete visa reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, crimes que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de integrantes de facções, estejam eles detidos ou em liberdade”.
Ainda segundo a corporação, desde setembro de 2024, mais de 570 pessoas foram presas e cargas e veículos avaliados em cerca de R$ 40 milhões foram recuperados. Os bloqueios de bens e valores já ultrapassam R$ 70 milhões.
Devido à operação, uma clínica da família na região suspendeu temporariamente o início do atendimento e avalia a possibilidade de abertura na parte da tarde. As linhas de ônibus 350 (Irajá x Castelo) e 634 (Bananal x Saens Peña) tiveram seus trajetos alterados.
A Fiocruz, que tem um campus nas imediações, informou que não houve alteração no expediente, mas, diante dos relatos de disparos, a equipe de segurança realiza monitoramento preventivo. A orientação é que os funcionários acessem o campus pela portaria da avenida Brasil.