SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Polícia Civil de São Paulo fechou uma fábrica clandestina de remédios para emagrecimento, no bairro Jardim, em Santo André (SP), nesta quarta-feira (30).

De acordo com o 4° Distrito Policial do município, a empresa estaria importando substâncias para manipular remédios clandestinamente.

No local, os policiais encontraram insumos usados em medicamentos para tratar diabetes, além de centenas de seringas, canetas aplicadoras de insulina, ampolas, frascos, tubos e outros itens. Também havia instruções de como manipular as substâncias e documentos com nomes de clientes.

Nas embalagens, segundo a Polícia Civil, havia a identificação de uma distribuidora de produtos farmacêuticos norte-americana, única aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e outras agências reguladoras para fornecer medicamentos à base de tirzepatida, princípio ativo do Monjauro. O medicamento é usado no tratamento de diabetes e para emagrecimento.

Conforme a polícia, a suspeita é de que a substância tinha origem no Paraguai.

Além dos insumos e embalagens, a equipe ainda apreendeu três notebooks e cinco celulares no local.

Um dos responsáveis pela empresa, de 69 anos, foi encaminhado ao 4° DP, onde permaneceu preso sob suspeita de adulteração de produtos terapêuticos e medicinais. As investigações continuam para identificar os demais envolvidos no esquema.