PARATY, RJ (FOLHAPRESS) – A mesa com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o escritor Itamar Vieira Junior na Caixa de Histórias, casa da programação paralela da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), mudou das 15h para as 8h da manhã do sábado, dia 2.
A mesa “Notas de Rodapé: Reflexões sobre a Urgência Climática”, tem também a participação da escritora Ana Rüsche e será moderada pela jornalista Raquel Cozer, apresentadora do videocast Notas de Rodapé no canal Amado Mundo.
Segundo sua assessoria, houve mudança na agenda da ministra e por isso a mesa mudou para um horário bastante inusual para mesas da Flip, que não costuma realizar eventos tão cedo.
A participação de Marina Silva na programação principal do evento, entrevistada por Aline Midlej, está mantida na sexta, dia 1º, às 19h.
A ministra do Meio Ambiente é uma das convidadas de maior destaque da programação da Flip 2025, quatro meses antes da COP em Belém e em meio à crise da aprovação das novas regras de licenciamento ambiental pelo Congresso.
É incomum que a festa literária convide autoridades públicas para discursarem como convidadas do evento. A curadora, Ana Lima Cecilio, relaciona o convite a uma resposta à rumorosa sessão do Senado em que Marina ouviu do senador Plínio Valério (PSDB) que não merecia respeito.