SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Secretaria de Educação do estado de São Paulo publicou, nesta quarta-feira (30), o edital com as regras do Provão Paulista 2025. A principal novidade do exame seriado é a inclusão dos estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos), que também poderão concorrer às vagas das universidades cadastradas.
O Provão Paulista é um vestibular seriado pelo qual é possível disputar vagas no ensino superior de USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) e Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
Nesse processo, o estudante tem que obrigatoriamente realizar as três provas, uma em cada ano do ensino médio. Para os estudantes do EJA, porém, será considerada apenas a prova deste ano.
Com essa inclusão, a organização do exame decidiu dividir os candidatos em três grupos. O grupo A será destinado aos estudantes formados no ensino médio da rede pública estadual.
O grupo B será voltada aos alunos das redes públicas municipais e do EJA do estado de São Paulo e também de outras cidades do país, além dos estudantes de institutos federais e instituições ligadas à USP, Unicamp e Unesp.
O grupo C é destinado somente para os estudantes das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) do Centro Paula Souza.
Ao todo, mais de 15 mil vagas estarão disponíveis no processo seletivo deste ano. De acordo com o edital, as vagas serão distribuídas entre os grupos A, B e C e também reservadas para estudantes pretos, pardos e indígenas.
Para se inscrever na edição do exame, os candidatos do EJA, das redes públicas fora do estado de São Paulo e de institutos federais devem realizar a inscrição a partir do dia 4 até o dia 15 de agosto, no site oficial da Vunesp, que é a responsável pela prova.
Para os estudantes das redes estadual e municipais do estado de São Paulo, das Etecs e instituições ligadas à USP, Unicamp e Unesp, as inscrições são automáticas para aqueles que aderiram à prova. Além disso, os candidatos realizarão as provas na escola onde estudam.
No momento da inscrição, o estudante deve indicar em qual prefere realizar a prova. O exame será aplicado nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Sorocaba.
A inscrição para o Provão Paulista é gratuita para todos os candidatos. As provas para os estudantes do 3 ano do ensino médio e do EJA serão realizadas nos dias 4 e 5 de novembro, no período da manhã.
*
CALENDÁRIO DO PROVÃO PAULISTA 2025
– Período de inscrição para estudantes fora de São Paulo: 4 agosto até 15 de agosto
– Aplicação da prova para o 1º ano do ensino médio: dia 6 de novembro (provas das áreas de linguagens e suas tecnologias e ciências da natureza) e dia 7 de novembro (matemática e ciências humanas e sociais aplicadas)
– Aplicação da prova para o 2º ano do ensino médio: dia 11 de novembro (provas das áreas de linguagens e suas tecnologias e ciências da natureza) e dia 12 de novembro (matemática e ciências humanas e sociais aplicadas)
– Aplicação da prova para o 3º ano do ensino médio e EJA: dia 4 de novembro (provas das áreas de linguagens e suas tecnologias, ciências da natureza e redação) e dia 5 de novembro (matemática e ciências humanas e sociais aplicadas)