SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, disse que o governo prepara uma nova edição do Desenrola Brasil, programa voltado para a renegociação de dívidas.

França afirmou que conversou com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para a reedição do programa voltado a renegociação de dívidas de microempresas e empresas de pequeno porte. A proposta visa auxiliar quem não foi contemplado na edição anterior do programa.

Discussões sobre o “tarifaço” atrasaram a medida. Segundo França, as articulações para limitar o impacto das taxas anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, contra o Brasil assumiram a discussão. “Acabou atrapalhando um pouco a sequência das coisas”, lamentou durante entrevista ao Bom Dia, Ministro.

Primeira edição do programa ajudou 120 mil empresas. O grupo de beneficiados é formado por microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte. Elas foram contempladas com a renegociação de R$ 7,5 bilhões em dívidas bancárias entre maio e dezembro de 2024.

Proposta oferece desconto de até 95% na renegociação. França avalia que o cenário é imperdível para aqueles que têm débitos pendentes. “Se sair o Desenrola, aproveite”, afirmou ao destacar o alívio financeiro e a reinserção no mercado de crédito após os acordos.