SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Chile emitiu um alerta vermelho para risco de tsunami em toda a sua costa após um terremoto de 8,8 graus de magnitude atingir a Rússia na manhã desta quarta-feira (30) (horário local).
Alerta vale para toda a orla do país, que é banhada pelo Oceano Pacífico. A princípio, o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do país havia emitido um alerta amarelo, mas ele foi escalado para o vermelho, de maior risco, às 7h30 no horário local (8h30 no horário de Brasília).
Regiões de Arica e Parinacota, no extremo-norte, até Los Lagos, no centro-sul do país, têm o alerta mais severo. O resto da costa sul está sob alerta de “precaução”, com menor gravidade. A Ilha de Páscoa também está sob alerta para tsunamis, segundo o Serviço de Prevenção.
Cidades vão iniciar o processo de evacuação em horários pré-determinados. Cada região vai retirar as pessoas de áreas de risco até três horas antes da estimativa da chegada das ondas.
Ilha de Páscoa, que segundo as projeções será a primeira atingida, já iniciou as evacuações. A previsão é de que o local receba o primeiro impacto das ondas às 9h25 (12h25, no horário de Brasília).
Presidente pede que a população siga as instruções e mantenha a calma. “Lembrem que a primeira onda não costuma ser a mais forte”, afirmou Gabriel Boric em publicação na rede social X.
Todas as escolas em cidades que estão em estado de alerta tiveram aulas suspensas. A população foi orientada a seguir as instruções dos governos locais para garantir a evacuação para áreas seguras em segurança.