SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O dia começa frio e com pouca nebulosidade em São Paulo e na região metropolitana da cidade, nesta quarta-feira (30).
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo os termômetros devem marcar temperatura mínima em torno dos 8°C.
No decorrer do dia, ainda de acordo com o órgão, a cidade terá sol e as temperatura máxima deve chegar aos 20°C, com índices de umidade atingindo valores próximos aos 45%.
A Defesa Civil emitiu pela primeira vez no ano um alerta para baixa umidade relativa do ar na capital paulista, nesta terça-feira (29).
De acordo com o órgão, o índice na cidade de São Paulo está em torno de 14%.
A Defesa Civil Municipal decretou estado de atenção para baixa umidade desde às 13h20 desta terça, além de manter toda a capital paulista em estado de alerta para baixas temperaturas desde o domingo 22 de junho.
A massa de ar polar deve manter o tempo seco e frio nos próximos dias.
Na quinta-feira (31), o frio deve seguir. A temperatura fica entre mínima de 8°C e máxima de aos 22°C, com índices de umidade atingindo os 40%.
Segundo a Defesa Civil paulista, uma massa de ar polar deverá provocar queda acentuada nas temperaturas até sexta-feira (1º) em diversas regiões do estado.
“O frio intenso aumenta o risco para a saúde da população vulnerável, especialmente moradores de rua, crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas”, alerta o órgão estadual.
Na Serra da Mantiqueira, onde fica Campos do Jordão, são esperadas mínimas de 2°C durante a semana, também com condição para formação de geada.
Mesmo em regiões acostumadas com o forte calor, há expectativa de frio intenso. Nas regiões de Araraquara, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e Presidente Prudente, a temperatura pode cair para 7°C.
Por causa das baixas temperaturas foi reativado até sexta o abrigo emergencial na estação Pedro 2º do metrô, na capital paulista, com funcionamento das 19h às 8h.
O espaço oferecerá colchões, cobertores, alimentação, além de acolhimento de pets.