SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Na última semana, a imprensa britânica repercutiu reclamações de jardineiros insatisfeitos com o trabalho em Highgrove, residência de campo “queridinha” do rei Charles 3º.

Apaixonado pela natureza e por jardinagem, o rei renovou cuidadosamente a propriedade adquirida há 45 anos e inovou, por exemplo, ao adotar práticas de cultivo orgânico em 1990. nesta terça-feira (29), o local recebe mais de 40 mil visitantes ao ano. Suas exigências, porém, têm desagradado alguns de seus funcionários.

VEJA AS EXIGÊNCIAS DE CHARLES 3º PARA SEU JARDIM

Charles faz caminhadas pelo jardim, acompanhado de um jardineiro e um assessor, analisando planta a planta. Ele anota instruções, elogios e reclamações com caneta vermelha. As informações foram divulgadas pelo The Times.

O rei espera que todos seus apontamentos sejam resolvidos até sua próxima visita. Além disso, os jardineiros devem enviar atualizações detalhadas, com informações botânicas precisas e “linguagem adequada”, entre cada visita.

Charles fiscaliza tudo, desde o tamanho dos pêssegos até a cor das rosas. Ele ficou bastante frustrado quando sua equipe não encontrou uma versão cor-de-rosa de uma das flores após um pedido dele. Ele também disse que parte de seu verão foi arruinada após os jardineiros não conseguirem cultivar delfínios no local.

“Nunca mais coloque esse cara na minha frente”, teria dito ele, após um jardineiro demonstrar desconhecimento em relação a uma flor específica. Em outra ocasião, quando um funcionário errou a ortografia de uma flor, Charles, em resposta, apontou o deslize com um “NÃO!” em vermelho.

Os jardineiros se dividem em relação às contribuições de Charles para o jardim. Alguns gostam de receber as opiniões do rei, enquanto outros julgam as devolutivas “excessivamente específicas, mal-educadas e desmoralizantes”. Outros acham difícil fazer objeções aos pedidos dado o status do rei.

As reclamações dão conta, principalmente, de condições ruins de trabalho na propriedade. Funcionários reclamam de salários baixos, que correspondem muitas vezes ao salário mínimo da categoria, uma equipe pequena para tantas demandas e “pouca administração das expectativas do rei”.

O resultado disso teria sido uma alta rotatividade de funcionários de jardinagem. Segundo a apuração do The Times, Charles perdeu 11 dos 12 funcionários do jardim desde 2022, incluindo dois jardineiros-chefe, em menos de um ano.

Fontes ouvidas pelo DailyMail dizem que as críticas ao rei são “injustas” e que ele é exigente porque vê Highgrove como parte de seu “legado”. Fontes próximas ao rei, porém, admitem que ele pode se irritar quando algo não sai da forma como ele planeja, e “a falta de uma decoração específica em uma mesa de jantar com amigos pode fazê-lo perder a cabeça”.

A King’s Foundation, fundação responsável pela administração de Highgrove, disse que se esforça para ser uma “empregadora exemplar”. “Temos orgulho de registrar altos níveis de satisfação em nossa pesquisa anual de equipe. Nosso nível de retenção de pessoal está acima da média nacional, assim como o número de reclamações formais registradas.”