SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma campanha de uma grife de jeans tem causado uma grande repercussão negativa, principalmente para a estrela da peça, a atriz Sydney Sweeney, 27.
No conteúdo, disponibilizado tanto no perfil da marca quanto no da artista americana, a loja foca o decote dela. Um dos vídeos da campanha sugere que Sydney tem “bons genes”, um trocadilho para “bons jeans”. Em inglês ambas as palavras têm sons semelhantes.
Muita gente tem ido à página da marca American Eagle e da atriz para criticar, sobretudo pelo fato de a empresa promover a nova linha de produtos, criada em parceria com Sweeney, para conscientizar sobre a violência doméstica e arrecadar fundos para as vítimas. Há quem veja as cenas como muito sensuais e desproporcionais.
“Lançar calças jeans com a proposta de combater a violência doméstica e, em seguida, fazer o vídeo da campanha girar completamente em torno dos seios de uma mulher é a decisão de marketing mais absurda e repugnante”, disse um seguidor no X. “Extremamente insensível e revoltante”, disse outro.
“Parece mais um anúncio para homens do que para mulheres”, reclamou um perfil no Instagram. Houve também quem tenha apontado um suposto racismo, principalmente após num dos vídeos a atriz riscar a palavra “genes” de uma frase e substituir por “jeans”. “Sydney has great jeans” (“Sydney tem jeans (genes) ótimos”).
“Além disso, cabelo loiro e olhos azuis sendo apresentados como ‘ótimos genes’ em meio a tudo isso é uma péssima escolha”, escreveu uma seguidora no Instagram.
Mas nem mesmo a ameaça de boicote à marca causa temor na empresa. Segundo a Exame, as ações da empresa subiram 20%, o que resultou numa valorização de cerca de US$ 400 milhões no valor de mercado da companhia.