SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Juntos há quatro anos, Rodrigo Vituani, 34, e Renan Guarriero, 23, faziam um ao outro rir. E foi ali que viram a oportunidade de ganhar uma renda extra na internet.
Rodrigo, que até poucos meses atrás trabalhava com aluguel de mesas e cadeiras, sempre foi um observador do cotidiano, diz. Na infância, era o palhaço da família. “Com três anos de idade eu amarrava uma camiseta na cabeça e imitava a Angélica”, conta ele à reportagem.
A veia humorística, no entanto, acabou sufocada pelo bullying que sofreu na escola. “Eu poderia ter começado bem antes, feito teatro, me desenvolvido artisticamente. Mas, por todas as coisas que passei, não tinha confiança. Só agora, depois dos 30 anos, é que fui dar minha cara a tapa”, diz.
Em 2024, ele tinha uma conta no Tiktok com 20 mil seguidores em que postava memes do seu reality favorito, A Fazenda (Record). O algoritmo, porém, “entendeu” que o conteúdo não era autoral e começou a reduzir o alcance dos vídeos, segundo ele.
Foi aí que Rodrigo virou a chave: teve a ideia de começar a fazer vídeos com o namorado. Renan topou de cara e, em dezembro, o primeiro vídeo viralizou. De lá para cá, o casal já acumulou 715 mil seguidores no Instagram e 613 mil no Tiktok. Renan deixou seu emprego na área administrativa de um hospital e o casal abriu um CNPJ com o nome da dupla, Dois Por Todos.
A RICA QUE NÃO APARENTA
Uma das personagens mais queridas pelo público, Sandra Belíssima é uma mulher rica, mas simples, que não aparenta ter dinheiro. Acaba destratada pelas vizinhas, pela corretora de imóveis e até pela própria nora, que duvida que ela seja a verdadeira dona da casa de luxo onde mora.
Há ainda aquela amiga que morre de inveja da outra, a tia solteirona que está sendo enganada por um golpista na internet e a funcionária de lanchonete que faz de tudo para não ter que trabalhar. Gente da vida real.
E, de tanto falarem que Renan tem a voz igualzinha à de Nicole Bahls, a ex-Panicat também virou personagem das esquetes. A própria Nicole chegou a compartilhar um vídeo em que a dupla imagina como ela reagiria a um assalto.
Rodrigo é a mente criativa por trás dos personagens e diálogos. Suas principais referências são, além dos reality shows, o programa Casos de Família (SBT) e também no que acontece à sua volta.
“A gente se inspira em pessoas que conhecemos, histórias que ouvimos. Fico pensando em como essa personagem agiria, essa mulher que não sabe que está sendo traída, por exemplo”, diz.
Mas nem só de peruca na cabeça e meias no sutiã vive a dupla. Eles também têm personagens homens, como em uma esquete em que um filho encostado (Rodrigo) leva bronca da mãe (Renan). Os personagens masculinos, no entanto, não têm a mesma resposta positiva do público. “Acabamos focando naquilo que o público quer ver”, dizem.
HUMOR E BULLYING
Além de escrever as esquetes, a dupla grava, atua, dirige e edita os vídeos. O trabalho é grande, já que eles não contam com quase nenhuma ajuda. Em breve, se preparam para lançar até uma “novela”. “Vai ser a novela da Mariana Caloteira”, adiantam.
Recentemente, uma fã teve a iniciativa de emprestar a eles o cenário de uma escolinha infantil. Rendeu uma esquete divertida em que uma faxineira fumante, descontente com a vida, desabafa com uma criança.
Em tempos de questionamento dos limites do humor, a dupla diz ter facilidade para fazer comédia sem ofender ninguém. “O humor saudável faz rir sem atacar as características das pessoas. Perde a graça se você precisa rebaixar alguém, criticar a aparência de uma pessoa ou a forma como ela se expressa”, diz Renan.
“Quando sofri bullying na escola, as pessoas ficavam rindo e eu não achava graça. Então hoje eu penso: como vou fazer humor sacaneando alguém? Não tem como”, completa Rodrigo.