SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um avião de passageiros russo pousou nesta segunda-feira (28) no principal aeroporto da Coreia do Norte, segundo um site de rastreamento de voos, completando o primeiro voo comercial em décadas entre as capitais dos dois países.
A Rússia e Coreia do Norte se aproximaram ainda mais no último ano. Pyongyang enviou mais de 10 mil soldados e armamentos para apoiar a campanha militar de Moscou na Ucrânia. O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, declarou em julho que seu país está pronto para “apoiar incondicionalmente” os esforços russos para resolver o conflito na Ucrânia.
Segundo blogs russos de aviação, é a primeira vez desde meados da década de 1990 que haverá voos regulares entre as capitais. A medida segue a retomada do serviço ferroviário de passageiros entre Moscou e Pyongyang, uma viagem de dez dias, em junho.
O site de rastreamento Flight Aware registrou o pouso, às 9h15 locais, de um Boeing 777 da companhia aérea russa Nordwind Airlines que antes da proibição de voos russos pela União Europeia costumava operar rotas para destinos turísticos na Europa no aeroporto de Pyongyang.
O voo, com duração de oito horas, tinha capacidade para 440 passageiros, informou no domingo a agência estatal russa RIA. Segundo a agência, as passagens começaram a ser vendidas por 44, 7 mil rublos (pouco mais de R$ 3.000), e o primeiro voo se esgotou rapidamente.
“Este é um evento histórico, que fortalece os laços entre nossas nações”, disse Oleg, um funcionário da Nordwind que preferiu não revelar o sobrenome, à agência de notícias AFP antes da decolagem em Moscou.
Um vídeo publicado pela agência russa RIA Novosti no Telegram mostrou autoridades norte-coreanas e comissários de bordo recebendo os passageiros russos com flores no aeroporto internacional de Pyongyang. Entre eles estava o ministro de Recursos Naturais da Rússia, Alexander Kozlov, segundo a própria agência.
A autoridade de aviação civil da Rússia, Rosaviatsia, concedeu à companhia Nordwind Airlines permissão para operar voos entre Moscou e Pyongyang duas vezes por semana. No entanto, o Ministério dos Transportes afirmou em comunicado que, por enquanto, os voos acontecerão uma vez por mês, “para ajudar a construir uma demanda estável”.
Segundo a agência TASS, o primeiro voo de Pyongyang para Moscou está previsto para esta terça-feira (29). Até então, a única rota aérea direta entre Rússia e Coreia do Norte era operada pela companhia norte-coreana Air Koryo, com voos três vezes por semana para Vladivostok, no Extremo Oriente russo.
Em junho, a Coreia do Norte concluiu a construção de uma enorme zona turística na costa leste do país um projeto estratégico conduzido há anos pelo líder Kim Jong-un para promover o turismo.