SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um elefante-marinho fêmea foi avistado na manhã deste domingo (27) na praia de Piratininga, em Niterói (RJ). Visita rara do mamífero das águas chamou a atenção de banhistas, pois animal ficou “camuflado” nas pedras da praia.
Animal pesa de 3 a 4 toneladas e surpreendeu banhistas na praia de Piratininga. O elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina) veio da Patagônia, no extremo sul da América do Sul, e vinha sendo monitorado.
Equipe da guarda ambiental supervisionou local, evitando o contato com banhistas, e animal silvestre retornou ao mar. Durante o inverno, é comum que mamíferos deixem a região da Patagônia em busca de descanso e alimento. Vista é considerada rara, pois está a milhares de quilômetros do seu habitat natural
Elefante-marinho leva esse nome, pois machos adultos têm uma proeminência que lembra a tromba de um elefante. A espécie encontrada na praia de Niterói é uma fêmea, logo ela não tem este detalhe tão acentuado.
Durante a semana, um elefante-marinho fêmea foi visto descansando em Mongaguá (SP). Registro foi feito pelo Projeto de Monitoramento de Praias – Bacia de Santos, no dia 22 de julho. Não se sabe se o mesmo animal visto em Mongaguá é o mesmo visto na manhã de hoje em Niterói (RJ).