SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O comediante americano Jay Leno afirmou que apresentadores de programas noturnos de humor dos Estados Unidos, se tornaram muito políticos, o que acabaria afastando metade do público.
Para o veterano dos programas de comédia noturnos, ao “se aproximarem de um lado ou de outro”, metade da plateia vai embora. “Gosto de pensar que as pessoas vão a um show de comédia para escapar das coisas, sabe, das pressões da vida, seja lá o que for”, disse Leno em uma entrevista recente com David Trulio, presidente e CEO da Fundação e Instituto Presidencial Ronald Reagan. “Agora você tem que se contentar com metade da plateia, porque precisa dar sua opinião.”
Apesar de Leno não ter citado nomes, alguns dos comediantes que apresentam programas noturnos são Stephen Colbert, Jimmy Kimmel, Jon Stewart, John Oliver e Seth Meyers, que têm frequentemente ridicularizado o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o movimento MAGA (Make America Great Again).
Leno afirmou que os programas noturnos se inclinam para um ponto de vista político específico. “Eu adoro humor político, não me entenda mal”, disse o comediante, que não costumava compartilhar suas opiniões políticas no The Tonight Show. “Mas é o que acontece quando as pessoas acabam se aproximando demais de um lado ou de outro.” Leno perguntou retoricamente: “Por que mirar apenas metade da audiência o tempo todo? Sabe, por que não tentar atingir o público todo? Quer dizer, eu gosto de trazer as pessoas para o panorama geral.”
A entrevista aconteceu antes de a CBS anunciar o cancelamento do The Late Show With Stephen Colbert. A emissora afirmou que foi “uma decisão puramente financeira”. Segundo a revista Variety, para os críticos pareceu que a decisão foi uma concessão a Trump, depois que a Paramount Global, empresa controladora da CBS, concordou em pagar ao presidente US$ 16 milhões (cerca de R$ 88 milhões) para encerrar o que especialistas jurídicos disseram ser um processo sem mérito contra o programa “60 Minutes”. Trump escreveu em post na rede social Truth Social: “Eu absolutamente amei que Colbert tenha sido demitido”.
Durante sua carreira, Leno comandou o “The Tonight Show” na NBC por 17 anos, de 1992 a 2009, e posteriormente retornou ao programa de 2010 a 2014, após uma breve passagem de Conan O’Brien no comando. Um marco histórico de sua trajetória foi ter se tornado o primeiro apresentador de talk show noturno a receber um presidente em exercício, entrevistando Barack Obama em março de 2009.