SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A jornalista Leilane Neubarth usou suas redes sociais para fazer um desabafo sobre o comportamento de algumas pessoas durante o velório de Preta Gil, que ocorreu nesta sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Visivelmente incomodada, ela criticou quem compareceu ao local com o celular, filmando o momento de despedida da cantora, que morreu aos 50 anos em decorrência de um câncer.
“Não consigo entender as pessoas que vão a um velório, um momento tão emocionante de despedida, com um telefone na mão, gravando como se aquilo fosse um show, um evento…”, escreveu Leilane. Ela afirmou ter se sentido especialmente chocada ao observar a cena: “Tirando o pessoal da imprensa, que está ali por obrigação, o restante me espanta. Pessoas entrando com o celular gravando, como se estivessem ali só por isso. Numa hora como essa, a gente vê o que realmente importa para cada um.”
O comentário gerou repercussão nas redes sociais. O ator Luis Lobianco comentou: “Vi na hora que você falou e me indignei junto. As pessoas viciadas em celular perderam a humanidade completamente. Surreal.” Outras figuras públicas, como Fafá de Belém e Astrid Fontenelle, também se manifestaram em apoio à crítica da jornalista.
O velório de Preta Gil foi marcado por grande comoção. O corpo da cantora chegou ao local por volta das 7h, em um caixão prateado, e foi velado no foyer do teatro. A cerimônia foi aberta ao público até as 13h; depois, o espaço ficou reservado para familiares e amigos próximos até as 15h.
Fãs da cantora, que se aglomeraram desde cedo na Cinelândia, prestaram suas últimas homenagens com flores, cartazes e cantando músicas do repertório de Preta, que marcou a música brasileira com irreverência, coragem e presença.
“Espero que quem realmente ama a Preta esteja ali se despedindo com educação e respeito”, finalizou a jornalista.