Da redação

Com a chegada do frio, as roupas de inverno voltam a ocupar espaço nos armários. Casacos e agasalhos pesados são resgatados para enfrentar as baixas temperaturas, exigindo mais atenção na hora da lavagem e da secagem, tarefas que costumam demandar espaço e cuidados específicos. Para tornar esse processo mais prático, Angelo Max Donaton, CEO e fundador da Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, compartilha dicas para uma lavagem eficiente e cuidadosa durante os dias frios.

Máquinas profissionais vão te ajudar- Esses equipamentos de alta capacidade encontrados em lavanderias self-service são preparados para lavar roupas pesadas sem danificar o tecido. Isso garante mais segurança, evitando que os tecidos fiquem deformadas ou encolham no processo. “Além de cuidar melhor das roupas, as máquinas profissionais entregam uma lavagem mais eficiente e rápida, o que faz toda a diferença no inverno”, comenta Angelo. 

Use secadoras- Em dias frios ou chuvosos, secar roupa em casa pode demorar muito e até mesmo deixar as peças com cheiro ruim. As secadoras, por exemplo, são equipadas para secar até cobertores e casacos grossos em pouco tempo, sem deixar cheiro de umidade. É ideal para quem não tem espaço ou estrutura doméstica  para secagem.

Lavanderias também é economia- Lavar roupas de inverno em casa costuma consumir muita água e energia elétrica, sem contar o tempo gasto esperando secar. Se colocar na ponta do lápis, a lavanderia self-service é muito mais acessível do que muita gente imagina. Só pra comparar: o investimento em uma lava e seca nova gira em torno de R$4 mil. Com esse valor, daria para usar a lavanderia quatro vezes por mês durante cinco anos, pagando R$15 por lavagem. E isso sem considerar os gastos extras com sabão, amaciante, água, energia e eventuais manutenções da máquina em casa. Na Lavô, por exemplo, o consumo médio de água por ciclo é de 56 litros, enquanto em casa chega a 180. Já a energia usada é de 2 kw contra os 9 kw que a máquina doméstica consome”, explica o especialista.

Evite o cheiro de guardado- Armazenar as roupas depois de limpas também é um passo importante para a conservação da lavagem. Cobertores, casacos e mantas guardadas por meses no armário costumam acumular odor e ácaros. Sendo assim, mesmo sem estarem sujas, é importante passar essas peças por uma lavagem rápida ou pelo ciclo da secadora antes de usar novamente. Isso ajuda a eliminar o cheiro e ainda devolve a maciez original ao tecido. 

Sobre a Lavô

A Lavô é a maior franquia de lavanderias self-service do Brasil. Inaugurada em 2018, entrou para o franchising em 2020 e já conta com mais de 600 unidades em operação e mais de mil comercializadas. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a franquia dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância, através do sistema online.