SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira que há 50% de chance de os EUA chegarem a um acordo comercial com a União Europeia.

As duas partes vêm negociando intensamente em toda a semana para alcançar um consenso antes de 1º de agosto, quando os EUA devem aumentar a sobretaxa para 30%.

“Estamos trabalhando muito diligentemente com a Europa, a UE”, disse Trump a repórteres ao deixar a Casa Branca e seguir para a Escócia para vários dias de golfe e reuniões bilaterais.

“Eu diria que temos 50% de chance, talvez menos do que isso, mas 50% de chance de fazer um acordo com a UE”, comentou o republicano.

Questionado uma segunda vez sobre as perspectivas de um acordo, Trump afirmou: “Essa é a grande questão no momento… Acho que a UE tem uma boa chance de fazer um acordo neste momento”.

Na quinta-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, afirmou que o bloco busca uma solução negociada e que estava confiante em um acordo.

Porém, ao mesmo tempo, o grupo de países também aprovou na quinta-feira um pacote de contratarifas sobre 93 bilhões de euros (R$ 604,65 bilhões) em produtos norte-americanos, que poderão ser impostas caso o bloco não chegue a um acordo comercial com os Estados Unidos.

A Comissão Europeia decidiu que unirá dois pacotes de tarifas (um de 21 bilhões de euros e outro de 72 bilhões de euros) em uma única lista que será a resposta dos europeus caso a tarifa de 30% dos EUA passe a valer em 1º de agosto.

A UE diz que nenhuma contramedida aprovada entrará em vigor até 7 de agosto. Até o momento, o bloco não oficializou retaliações apesar dos repetidos anúncios de tarifas feitos por Trump, sendo que as mais amplas foram adiadas. Os membros da UE autorizaram o primeiro pacote de contramedidas em abril, mas elas foram imediatamente suspensas para dar tempo às negociações.

NEGOCIAÇÃO COM CANADÁ

Em relação ao Canadá, Donald Trump afirmou que um consenso está mais distante. “Nós realmente não tivemos muita sorte com o Canadá. Acho que o Canadá poderia ser um país em que haja apenas uma tarifa, não uma negociação de fato”, disse.

Até o momento, os Estados Unidos não divulgaram uma nova taxa sobre os produtos canadenses.