SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A região metropolitana de São Paulo deve voltar a ter chuva —de fraca intensidade— nesta quinta-feira (24), aponta previsão do tempo.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há possibilidade de precipitações isoladas à tarde e à noite, quando o céu deverá ter muitas nuvens.

Essas chuvas fracas e chuviscos, previstos para até esta sexta-feira (25), ocorrem pela passagem de uma rápida frente fria e são provocadas pela propagação de uma área de baixa pressão que aumenta a nebulosidade, aponta o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da Prefeitura de São Paulo.

A previsão do Inmet, inclusive, aponta para chance de a capital paulista ter nevoeiro pela manhã. A temperatura no Mirante de Santana, zona norte, onde é feita a medição oficial da cidade, deve oscilar entre 12°C e 21°C,

A sexta-feira, afirma o CGE, tende a seguir com muitas nuvens e períodos de sol ao longo do dia. Os termômetros prometem variar entre mínimas de 13°C e máximas de 22°C. “Há condição para chuvas fracas e chuviscos, principalmente entre o final da tarde e o decorrer da noite”, afirma.

Segundo CGE, a cidade de São Paulo teve em julho apenas 1,2 mm de chuva, o que corresponde a aproximadamente 2,9% dos 41,7 mm esperados para o mês.

Houve registro de garoa ou chuvisco apenas nos primeiros dias do mês.

No noroeste do estado de São Paulo, entretanto, o tempo continua seco.

Nesta quarta-feira (23), a Defesa Civil estadual emitiu alerta para risco elevado de incêndios florestais até o próximo domingo (27).

Regiões como as de Ribeirão Preto, Barretos, Presidente Prudente, Araçatuba, Franca e São José do Rio Preto entrarão em nível de emergência nos próximos dias, índice máximo de risco, segundo indicado pelos mapas de risco de incêndio da Defesa Civil.

A baixa umidade do ar e a ausência de chuva —há 50 dias não chove significativamente na região, a última vez foi no início de junho agravam as condições e elevam o risco para incêndios, aponta o órgão estadual. “Embora na próxima sexta-feira haja previsão da passagem de uma frente fria pelo estado de São Paulo, os efeitos não serão sentidos no interior”, diz.

Segundo a Defesa Civil, a condição só deve melhorar a partir da próxima segunda-feira (28). Isso deverá ocorrer em razão da ligeira elevação da umidade relativa do ar, impulsionada por ventos mais úmidos vindos do litoral, o que contribuirá para a redução da temperatura e melhora da qualidade do ar.

Na região metropolitana de São Paulo, o tempo estável e o sol voltam no fim de semana. A previsão, segundo o Inmet, é que a temperatura máxima chegue a 30°C no domingo (27). Na véspera, os termômetros podem marcar até 27C.