RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O Palmeiras venceu o Fluminense por 2 a 1, de virada, no Maracanã, pela 16ª rodada do Brasileiro.

O jogo desta quarta-feira (23) foi marcado por um frango do goleiro Fábio e pelo fim do jejum de 11 partidas do atacante Vitor Roque.

O camisa 9 não marcava pelo Palmeiras desde 11 de maio (há 73 dias), quando fez o gol da vitória sobre o Palmeiras.

Cano chegou a abrir o placar para o Fluminense, de pênalti. Mas a virada do time de Abel Ferreira se concretizou com Maurício e, depois, com o Tigrinho. O lance da virada teve mais uma falha tricolor, com Martinelli.

O presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, foi xingado pela torcida. O protesto aconteceu nos acréscimos, quando o time já perdia.

Com o resultado, o Palmeiras chega a 29 pontos no Brasileirão. Já o Fluminense parou nos 20 pontos.

No caso do tricolor, a situação começa a ficar preocupante após o Mundial. Derrotas para Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras, em sequência.

Na próxima rodada, o Fluminense visita o São Paulo, domingo, às 16h. Antes, no sábado, o Palmeiras recebe o Grêmio, às 21h.

JOGO COM CARA DE MUNDIAL?

O Fluminense encarou o segundo adversário seguido que esteve no Mundial de Clubes. Até a presença do árbitro Ramon Abatti Abel deu um ar de torneio internacional —ele foi um dos brasileiros que apitaram o torneio nos Estados Unidos.

Mas, desta vez, Renato Gaúcho não usou a formação com três zagueiros. Thiago Silva começou no banco, inclusive. Defensivamente, o time até que fez um primeiro tempo interessante —não fosse a falha de Fábio no último lance.

Tudo bem que isso depende da perspectiva. Dá para concordar que ofensivamente o Palmeiras foi uma negação. Mas o tricolor estava marcando bem as bolas longas, deixou Victor Roque sumido e evitou as conexões de Facundo Torres com Maurício.

No sentido oposto, o Flu conseguiu algumas boas escapadas. Soteldo estava até bem ativo. Nessa versão do time sem Jhon Arias, é uma sinalização importante. Sem contar o apoio que Kevin Serna deu pela direita.

O Fluminense assustou em alguns cruzamentos, mas ainda não tinha acertado o alvo. Até que Facundo Torres perdeu o tempo da bola e, sem querer, deu um chute em Freytes na área. Cano converteu o pênalti e abriu o placar, aos 35 minutos.

FLUMINENSE

Fábio; Samuel Xavier, Ignácio (Thiago Silva), Freytes e Gabriel Fuentes; Martinelli, Hércules e Nonato (Paulo Henrique Ganso); Serna (Keno), Soteldo (John Kennedy) e Cano (Everaldo). T.: Renato Gaúcho

PALMEIRAS

Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Micael e Vanderlan; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista (Emiliano Martínez), Facundo Torres (Allan), Maurício (Raphael Veiga) e Felipe Anderson (Ramón Sosa); Vitor Roque (Flaco López). T.: Abel Ferreira