SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O diretor artístico do Festival de Veneza, um dos maiores eventos do calendário cinematográfico, afirmou que Brasil e Argentina tiveram poucos filmes selecionados para a edição deste ano por causa de Jair Bolsonaro e Javier Milei. Ele deu a declaração em entrevista à revista americana Variety.

Alberto Barber, um dos nomes à frente do evento, que acontece de 27 de agosto a 6 de setembro na Itália, foi perguntado pelo veículo sobre o estado atual do cinema feito fora dos Estados Unidos. Ele comentou sobre as produções atuais da Europa, Ásia e África e também falou da América Latina.

“Embora tenhamos um filme da Colômbia, um do Equador, um do México e dois curtas argentinos, o Brasil está totalmente ausente -o país saiu de quatro anos de ditadura de [Jair] Bolsonaro, que fez tudo o que pôde para destruir o cinema de autor. A Argentina está nas mãos de [Javier] Milei, que tenta fazer o mesmo com o cinema argentino.”

As citações ao ex-presidente brasileiro e ao atual chefe do executivo argentino vêm em meio às críticas que o festival tem recebido pela ausência de filmes que não sejam de língua inglesa entre os indicados e premiados. O longa brasileiro “Ainda Estou Aqui”, contudo, levou como melhor roteiro no ano passado.

O Festival de Veneza anunciou na última terça-feira (22) os filmes escolhidos para participar de sua próxima edição.

Dentre os principais destaques, competirão pelo Leão de Ouro os novos filmes de cineastas como Kathryn Bigelow -com o suspense político “A House of Dynamite”-, Guillermo del Toro -e sua adaptação do “Frankenstein”-, Yorgos Lanthimos -sua nova comédia surrealista com Emma Stone, “Bugonia”-, Benny Safdie -em “The Smashing Machine”, The Rock vive o lutador Mark Kerr-, Jim Jarmusch -“Father Mother Sister Brother”, costurando três histórias independentes- e Park Chan-wook -o suspense “No Other Choice”. Ao todo, são 21 filmes, dos quais seis são dirigidos por mulheres.

Apesar de não ter anunciado nenhum filme brasileiro, o festival terá a atriz Fernanda Torres, que brilhou no festival do ano passado com “Ainda Estou Aqui”, como parte do corpo de jurados presidido pelo cineasta Alexander Payne. Também fazem parte da escalação o diretor iraniano Mohammad Rasoulof, de “A Semente do Fruto Sagrado”, o diretor romeno, vencedor da Palma de Ouro, Cristian Mungiu, o cineasta francês Stéphane Brizé, a diretora italiana Maura Delpero, premiada na edição passada do festival por “Vermiglio”, além da atriz e produtora chinesa Zhao Tao.

Veja a lista completa dos filmes anunciados.

COMPETIÇÃO

– ‘La Grazia’, de Paolo Sorrentino (filme de abertura)

– ‘The Wizard Of The Kremlin’, de Olivier Assayas

– ‘Jay Kelly’, de Noah Baumbach

– ‘The Voice Of Hind Raja’, de Kaouther Ben Hania

– ‘A House of Dynamite’, de Kathryn Bigelow

– ‘The Sun Rises On Us All’, de Cai Shangjun

– ‘Frankenstein’, de Guillermo del Toro

– ‘Elisa’, de Leonardo Di Costanzo

– ‘A Pied D’Oeuvre’, de Valerie Donzelli

– ‘Silent Friend’, de Ildiko Enyedi

– ‘The Testament Of Ann Lee’, de Mona Fastvold

– ‘Father Mother Sister Brother’, de Jim Jarmusch

– ‘Bugonia’, de Yorgos Lanthimos

– ‘Duse’, de Pietro Marcello

– ‘Un Film Fatto Per Bene’, de Franco Maresco

– ‘Orphan’, de Lazlo Nemes

– ‘L’Etranger’, de François Ozon

– ‘No Other Choice’, de Park Chan-wook

– ‘Sotto Le Nuvole’, de Gianfranco Rosi

– ‘The Smashing Machine’, de Benny Safdie

– ‘Girl’, de Shu Qi

FORA DE COMPETIÇÃO (FICÇÃO)

– ‘Chien 51’, de Cedric Jimenez

– ‘Sermon To The Void’, de Hilal Baydarov

– ‘L’Isola Di Andrea’, de Antonio Capuano

– ‘Il Maestro’, de Andrea Di Stefano

– ‘Depois da Caçada’, de Luca Guadagnino

– ‘Hateshinaki Scarlet’, de Mamoru Hosoda

– ‘The Last Viking’, de Anders Thomas Jensen

– ‘In The Hand Of Dante’, de Julian Schnabel

– ‘La Valle Dei Sorrisi’, de Paolo Strippoli

– ‘Dead Man’s Wire’, de Gus Van Sant

– ‘Orfeo’, de Virgilio Villoresi

FORA DE COMPETIÇÃO (NÃO FICÇÃO)

– ‘Kabul, Between Prayers’, de Aboozar Amini

– ‘Ferdinando Scianna – Il Fotografo Dell’Ombra’, de Roberto Ando

– ‘Marc By Sofia’, de Sofia Coppola

– ‘I Diari Di Angela – Noi Due Cineasti. Capitolo Terzo’, de Yervant Gianikian e Angela Ricci Lucchi

– ‘Ghost Elephants’, de Werner Herzog

– ‘My Father And Qaddafi’, de Jihan K

– ‘The Tale Of Syrian’, de Tamara Kotevska

– ‘Nuestra Tierra’, de Lucrecia Martel

– ‘Remake’, de Ross McElwee

– ‘Kim Novak’s Vertigo’, de Alexandre Philippe

– ‘Cover-Up’, de Laura Poitras e Mark Obenhaus

– ‘Broken English’, de Jane Pollard e Iain Forsyth

– ‘Notes Of A True Criminal’, de Alexander Rodnyansky e Andriy Alferov

– ‘Director’s Diary’, de Aleksandr Sokurov

– ‘Back Home’, de Tsai Ming-liang

FORA DE COMPETIÇÃO (OBRA MUSICAL)

– ‘Nino. 18 Giorni’, de Toni D’Angelo

– ‘Piero Pelu. Rumore Dentro’, de Francesco Fei

– ‘Newport And The Great Folk Dream’, de Robert Gordon

– ‘Francesco de Gregori Nevergreen’, de Stefano Pistolini

FORA DE COMPETIÇÃO (SÉRIES)

– ‘Portobello’, de Marco Bellocchio

– ‘Un Prophete’, de Enrico Maria Artale

– ‘Etty’, de Hagai Levi ‘Il Mostro’, de Stefano Sollima

HORIZONTES

– ‘Mother’, de Teona Struger Mitevska (filme de abertura)

– ‘Divine Comedy’, de Ali Asgari

– ‘Hiedra’, de Ana Cristina Barragan

– ‘The Kidnapping Of Arabella’, de Carolina Cavalli

– ‘Strange River’, de Jaume Claret Muxart

– ‘Lost Land’, de Akio Fujimoto

– ‘Grand Ciel’, de Akihiro Hata

– ‘Rose Of Nevada’, de Mark Jenkin

– ‘Late Fame’, de Kent Jones

– ‘Milk Teeth’, de Mihai Mincan

– ‘Pin de Fartie’, de Alejo Moguillansky

– ‘Father’, de Tereza Nvotova

– ‘En el Camino’, de David Pablos

– ‘Songs Of Forgotten Teeth’, de Anuparna Roy

– ‘Un Anno Di Scuola’, de Laura Samani

– ‘The Souffleur’, de Gaston Solnicki

– ‘Barrio Triste’, de Stillz

– ‘Human Resource’, de Nawapol Thamrongrattanarit

– ‘Funeral Casino Blues’, de Roderick Warich

VENICE SPOTLIGHT

– ‘Hijra’, de Shahad Ameen

– ‘Un Cabo Suelto’, de Daniel Hendler

– ‘Made In Eu’, de Stephan Komandarev

– ‘Motor City’, de Potsy Ponciroli

– ‘La Hija de le Espanola’, de Mariana Rondon e Marite Ugas

– ‘A Bras-le-Corps’, de Marie-Elsa Sgualdo

– ‘Calle Malaga’, de Maryam Touzani

– ‘Ammazzare Stanca’, de Daniele Vicari