SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ozzy Osbourne, que junto com sua banda Black Sabbath ajudou a inventar o heavy metal no final da década de 1960, morreu nesta terça-feira (22), aos 76 anos. Ele estava com a família e a causa da morte não foi divulgada. O cantor sofria de mal de Parkinson e realizou seu último show no último dia 5 de julho.
“É com mais tristeza do que as palavras podem transmitir que nós divulgamos a morte do nosso querido Ozzy Osbourne, nesta manhã. Ele estava com a família e cercado de amor. Nós pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento”, afirmaram os filhos Sharon, Jack, Kelly Aimee e Louis Osbourne em nota.
Ozzy cantou pela última vez há menos de três semanas, em um show em Birmingham, no Reino Unido, que marcou a sua despedida dos palcos. Sentado em um trono adornado com morcegos devido a problemas de saúde que dificultavam sua locomoção, ele apresentou hits de sua prolífica carreira solo, como “Mr. Crowley” e “Mama I’m Coming Home”, outros do Black Sabbath, a exemplo de “War Pigs” e “Iron Man”.
O show, na cidade de origem do Black Sabbath, marcou a primeira vez em que os integrantes originais da banda se reuniram em 20 anos, e contou ainda com as principais bandas de metal em atividade, algumas das quais tocaram covers de Black Sabbath, que, afinal, influenciou incontáveis bandas de música pesada. A plateia do concerto de despedida foi estimada em 50 mil pessoas.
Embora a causa da morte do “príncipe das trevas”, como era conhecido, não tenha sido divulgada, ele revelou que sofria de Parkinson em 2020 e tinha problemas na coluna resultantes de uma queda que sofreu em casa, em Los Angeles, em 2019, quando levantou à noite para ir ao banheiro. Segundo sua mulher, Sharon Osbourne, Ozzy bateu a cabeça numa mesa lateral.
Com sua banda, o Black Sabbath, Ozzy ajudou a fundar um novo gênero de rock, pesado, arrastado, influenciado pelo blues e com letras ligadas à magia e ao ocultismo. “Black Sabbath”, o disco, apresentou ao mundo o heavy metal e se tornou um dos álbuns mais relevantes da história da música como um todo e da música pesada em específico.
Anos mais tarde, com o lançamento do disco “Vol. 4”, de 1972, o Black Sabbath passou a ser creditado como o fundador de um subgênero do metal conhecido como “doom metal”, ainda mais lento e arrastado e que influencia bandas até hoje, como Y.O.B. e Down.
Ozzy teve também uma prolífica carreira solo, lançando 13 álbuns de estúdio entre 1980 e 2022, seguindo a cartilha da música pesada mas com uma estética sonora diferente da que mantinha com o Black Sabbath.