SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Morreu a produtora de cinema Zita Carvalhosa, uma das principais divulgadoras do curta-metragem no Brasil, criadora do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, o Curta Kinoforum, que acontece desde 1990.
A informação foi confirmada pelo cineasta Francisco Cesar Filho, também parte da equipe do festival. Ela tratava um câncer. O velório será realizado nesta quarta-feira (23), das 10h às 16h, na Cinemateca Brasileira.
Nascida em fevereiro de 1960, se formou em cinema pela Universidade Paris III, na França. Ela era irmã do artista Carlito Carvalhosa, morto em 2021.
Carvalhosa dirigia, desde 1983, a produtora Superfilmes empresa responsável por longas como “Carvão”, de Carolina Markowicz, e “Anjos da Noite”, de Wilson Barros, além de curtas premiados de Cao Hamburger, José Roberto Torero, Eliane Caffé e Jefferson De, além de ter sido curadora do Museu da Imagem e do Som de São Paulo entre 1988 e 1995.
Nesse período à frente do MIS, desenvolve uma política voltado à difusão dos curtas, aproveitando o melhor momento da chamada Lei do Curta, que obrigava cinemas a exibirem curtas-metragens nacionais antes das sessões de longas estrangeiros.
Para Carvalhosa, o gênero era o espaço ideal para a experimentação e para o descobrimento de novos talentos.
Com a Associação Cultural Kinoforum, criada em 1995, que organiza o festival e realiza oficinas de audiovisual para comunidades da Grande São Paulo. Ainda produziu séries de televisão, como a documental “O Povo Brasileiro”, de Isa Ferraz, laureada com Grande Prêmio Cinema Brasil em 2001.