SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Palmeiras está no mercado em busca de um substituto para Richard Ríos, que foi vendido ao Benfica, e já tem dois alvos: o mexicano Marcel Ruíz e o português Otávio. A reportagem mostra quem são e como jogam os dois.

QUEM É MARCEL RUÍZ?

Marcel Ruíz tem 24 anos e é natural de Mérida, no México. Ele fez toda a carreira no México até aqui: começou no Querétaro, passou pelo Tijuana e se transferiu para o Toluca, onde está atualmente.

Ruíz pode fazer todas as funções pelo meio do campo. No Toluca, ele já foi mais combativo —como um primeiro volante—, mas também já atuou como um construtor de jogadas mais à frente.

O meio-campista acumula jogos pela seleção mexicana. Ele entrou em campo oito vezes pelo seu país e foi campeão da Copa Ouro no começo deste mês sendo titular em praticamente toda a campanha que terminou com o título contra os Estados Unidos.

É um jogador de visão de jogo, de qualidade na saída, projeção de Copa do Mundo no ano que vem. PVC, colunista do UOL

QUEM É OTÁVIO?

Otávio tem 30 anos e é natural de João Pessoa (PB), mas é naturalizado português. Ele começou no Internacional, mas logo se transferiu para o Porto, onde passou nove anos —com um empréstimo para o Vitória de Guimarães. Atualmente, está no Al-Nassr, da Arábia Saudita.

O jogador é mais versátil em questão de posicionamento do que Marcel Ruíz. Otávio pode jogar tanto centralizado, como também aberto pelos lados do campo já que tem o drible e a velocidade como características.

O meia tem 22 jogos disputados pela seleção portuguesa. Antes, ele jogou pelo Brasil nas categorias de base.

Otávio deve deixar o Al-Nassr. Ele foi afastado pelo novo técnico do clube, o também português Jorge Jesus, e caminha para ser negociado. O interesse do Palmeiras foi noticiado pelo jornal O Jogo, de Portugal.

É um jogador que fez muito sucesso no Internacional, depois no Porto, jogador de seleção portuguesa em Copa do Mundo [de 2022]. Não é o perfil de jogador que o Palmeiras contrata porque já tem 30 anos, mas poderia ser contratado porque é uma situação importante de substituição do Richard Ríos. PVC, colunista do UOL