SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Moraes dá 24 horas para defesa de Bolsonaro esclarecer declarações do ex-presidente, tarifaço asfixia mais da metade das exportações de cinco setores e outras notícias para começar esta terça-feira (22).
POLÍTICA
Moraes pede esclarecimento e ameaça prender Bolsonaro após fala no Congresso. Ministro do Supremo determina resposta dos advogados no prazo de um dia.
POLÍTICA
Fux vota contra tornozeleira para Bolsonaro, fica isolado, e medida é confirmada por 4 a 1. Ministro citou falta de provas de tentativa de fuga e apontou que proibição de usar redes colide com liberdade de expressão.
STF
Eduardo Bolsonaro diz que Moraes bloqueou suas contas. Parlamentar, que está nos EUA, volta a criticar ministro do STF e afirma que medida não surpreende.
ELEIÇÕES 2026
Zema vai lançar pré-candidatura à Presidência da República em agosto. Partido Novo diz que tem o aval de Bolsonaro e fará evento em São Paulo.
GUERRA COMERCIAL
Lula diz que guerra tarifária contra os EUA só começa quando der resposta a Trump. Presidente disse que posições do presidente americano ao justificar sobretaxas de 50% ‘não foram adequadas’.
GUERRA COMERCIAL
Tarifaço asfixia mais da metade das exportações de cinco setores brasileiros. Entre os estados, Ceará sofre o maior peso das ações de Trump: 45% de suas vendas externas vão para os EUA.
POLÍCIA
‘É polícia, sou polícia’: Vídeo mostra momento em que PM da Rota atira contra policial civil. Gravação de câmera corporal de Marcus Mendes também registrou bate-boca entre agentes em favela.
GUERRA ISRAEL-HAMAS
Israel lança 1ª ofensiva em região de Gaza lotada de civis onde acredita que estejam os reféns. Área abriga de 50 mil a 80 mil pessoas, segundo a ONU; estima-se que 20 dos 50 sequestrados estejam vivos.
COREIA DO SUL
Enchentes e deslizamentos matam 18 pessoas na Coreia do Sul em 5 dias de chuvas. Ainda há nove desaparecidos; tempestades deram uma trégua nesta segunda.
CÂNCER
Câncer colorretal, como o de Preta Gil, cresce entre pessoas com menos de 50 anos; conheça sintomas. Sinais incluem sangue nas fezes e dores abdominais; exames de rastreamento são recomendados a partir dos 45 anos.
ARGENTINA
Empresas brasileiras voltam a olhar para a Argentina, mas estrangeiras deixam país. Reformas e baixa da inflação podem atrair investimentos, enquanto país mais caro faz turistas buscar alternativas.
INTERIOR DE SÃO PAULO
Pitbull ataca e mata criança de dois anos em São Paulo. Polícia Militar foi acionada e teve de atirar três vezes contra o animal para interromper ataque.
SAÚDE MENTAL
Trabalhar quatro dias e folgar três faz bem à saúde, diz pesquisa. Estudo da Boston College (EUA) acompanhou 141 empresas; vantagens do modelo não se restringem aos funcionários.