Imagem do chatboat Davi

O chatbot Davi, robô tira-dúvidas da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), realiza em média 160 atendimentos por mês via WhatsApp. Sigla para Defesa Agropecuária Virtual, o Davi é um assistente virtual programado para responder dúvidas frequentes sobre temas ligados à defesa agropecuária, como:

  • acesso ao Sidago [Sistema de Defesa Agropecuária];
  • emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA);
  • vacinação obrigatória de rebanhos;
  • Passaporte Equestre;
  • gripe aviária, entre outros.

Chatbot Davi

Davi foi lançado em outubro de 2024 com o objetivo de agilizar o atendimento e facilitar o acesso a informações técnicas para produtores rurais e demais públicos em Goiás. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, pelo número (62) 98164-1188.

Para utilizar, basta adicionar o contato no celular e iniciar uma conversa no WhatsApp.

“O Davi nasceu da necessidade de tornar o atendimento mais ágil e moderno. Muitas vezes, o produtor tem uma dúvida simples, mas que demanda tempo no atendimento telefônico ou presencial. Com o Davi, ele consegue a resposta em poucos segundos, direto pelo celular”, explica o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.

Programado pela Gerência de Tecnologia da Agrodefesa, o robô reconhece comandos, interpreta perguntas e responde com linguagem simples e objetiva. Segundo o gerente de Tecnologia, Carlos Howes, o WhatsApp foi escolhido por ser amplamente utilizado, inclusive nas áreas rurais.

“Mesmo em regiões mais afastadas, o acesso à internet pelo celular é uma realidade. O Davi foi desenvolvido pensando nesse contexto, com uma comunicação direta, acessível e segura”, afirma.

Além da praticidade, o Davi também representa um compromisso com a segurança digital. O robô não entra em contato com o usuário de forma ativa, nem solicita dados pessoais.

“É importante que o produtor salve o número oficial e esteja atento a possíveis tentativas de fraude. Nosso objetivo é facilitar, nunca complicar”, reforça o diretor de Gestão Integrada, Renan Willian Martins.

Orientação

De acordo com o gerente de Tecnologia da Agrodefesa, Carlos Howes, caso o chatbot não consiga resolver a solicitação, ele direciona o usuário para um atendente humano, garantindo continuidade no suporte.

“O Davi também está em constante aperfeiçoamento. Estamos o aprimorando para que ele seja cada vez mais útil. É um aliado do produtor e reforça nosso compromisso de oferecer um atendimento acessível, eficiente e de qualidade”, acrescenta.

Sugestões e dúvidas podem ser encaminhadas à Gerência de Tecnologia pelo e-mail [email protected].

Representação

Inspirado no personagem bíblico Rei Davi – pastor de ovelhas que defendeu seu povo – o robô também ganhou uma identidade visual marcante, com traços jovens e tecnológicos. A ideia, segundo o chefe de Comunicação Setorial da Agrodefesa, Fernando Dantas, foi criar um personagem simpático e que representasse os valores da defesa agropecuária.

“O Davi é do campo, como o produtor. Ele entende dos desafios da lida e está sempre pronto para ajudar, com um toque de inovação”, destaca.

Na época da criação do Davi, o conceito do personagem foi idealizado pelo jornalista da Comunicação Setorial da Agrodefesa, Renan Rigo, e a representação gráfica foi criada pelo designer da equipe, Hellian Patrick.

O post Chatbot Davi se consolida como canal direto entre Agrodefesa e produtor rural apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora