Walison Veríssimo
A Prefeitura de Goiânia publicou no Diário Oficial do Município os nomes de responsáveis por jazigos considerados abandonados em dois dos principais cemitérios públicos da capital: o Cemitério Parque, no Setor Gentil Meireles, e o Cemitério Santana, no Setor dos Funcionários. Ao todo, 77 túmulos foram listados. Setenta no Parque e sete no Santana.
A ação é conduzida pela Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias (Segenp), que notificou os responsáveis com base no Decreto nº 2.813/2019. A norma estabelece que cabe aos proprietários ou herdeiros legais manter os jazigos em boas condições de conservação. O não cumprimento da notificação dentro do prazo de 90 dias pode resultar em medidas administrativas, inclusive a perda da posse do espaço.
A lista foi publicada na edição do DOM do dia 14 de julho de 2025 e pode ser consultada de forma gratuita no site oficial da Prefeitura de Goiânia. Os nomes estão entre as páginas 13 e 15 do documento.
Como consultar
Quem deseja verificar se tem algum familiar incluído na lista deve acessar o site https://www.goiania.go.gov.br, entrar na área do Diário Oficial e selecionar a edição do dia 14 de julho de 2025. O atendimento para regularização deve ser feito presencialmente na Gerência do Centro Administrativo de Cemitérios e Central de Óbitos, no Setor Aeroporto, em horário comercial.
Mutirão de limpeza
Em paralelo à publicação, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) está com equipes nos mesmos cemitérios realizando mutirão de limpeza. As ações incluem remoção de entulhos, rastelação, varrição, roçagem de mato alto e pintura de meio-fio. A iniciativa integra o cronograma regular da companhia e será estendida, nos próximos dias, aos cemitérios Vale da Paz e Jardim da Saudade.