RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Ícone do cinema, Meryl Streep, 76, é considerada uma das maiores atrizes dos séculos XX e XXI. Dona do recorde de indicações ao Oscar, com 21 nomeações, ela venceu na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por “Kramer vs. Kramer” (1980) e como Melhor Atriz por “A Escolha de Sofia” (1983) e “A Dama de Ferro” (2012). Em uma entrevista recente, revelou quem é seu artista favorito: Robert De Niro.
A atriz lembrou que, ainda nos tempos da escola de teatro, já idolatrava o ator, 81. “Achava ele o máximo, mas depois de assistir “Taxi Driver”, pensei: ‘É esse o tipo de ator que quero ser. Quero ser como ele'”, revelou. No filme dirigido por Martin Scorsese, De Niro interpreta Travis Bickle, veterano do Vietnã que, sofrendo de insônia incurável, passa a trabalhar como motorista de táxi durante as madrugadas em Nova York. Nas ruas, observa a decadência urbana de uma cidade que, aos seus olhos, mais parecia um gigantesco depósito de lixo.
Ela elogiou o colega de profissão: “Adoro trabalhar com ele porque é meticuloso, comprometido com o momento. Ele não tolera falsidade e está sempre em busca da verdade emocional na cena. Trabalhar com ele é um desafio -mas ele é brilhante”, definiu a atriz, que já contracenou com nomes como Dustin Hoffman, Leonardo DiCaprio, Robert Redford, Al Pacino e John Cazale -com quem teve um relacionamento nos anos 1970-, entre outros.
Meryl Streep também contou, segundo o jornal La Nación, que, durante o tratamento de John Cazale contra um câncer de pulmão, ela e o companheiro enfrentaram dificuldades financeiras. Na época, De Niro interveio junto ao diretor Michael Cimino para garantir que o casal fosse escalado para o filme “O Franco Atirador” (1978). Além disso, ofereceu-se para custear o plano de saúde do amigo.
Streep e De Niro atuaram juntos em outros dois filmes: “Apaixonando-se” (1984), drama romântico sobre dois estranhos que se conhecem em uma livraria durante o Natal, e “O Quarto de Marvin” (1996), que acompanha o reencontro de duas irmãs com vidas e personalidades contrastantes.