RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O Bayer Leverkusen realiza parte da pré-temporada nas estruturas do Flamengo, e a passagem pelo Rio de Janeiro é especial para um membro da delegação: o preparador físico Daniel Jouvin.
Ele, que já integrou a comissão do clube da Gávea, desembarcou no Rubro-Negro alemão há mais de uma década, por intermédio de Renato Augusto.
Foi o Renato quem me indicou para o clube. Em 2010, acabou a temporada e eu viajei para a Alemanha, conversei com o Bayer sobre a possibilidade, eles aceitaram e eu fui
Revelado pelo Flamengo, Renato Augusto foi vendido ao Bayer Leverkusen em 2008. Em 2013, transferiu-se para o Corinthians, quando os caminhos se separaram. “Ele voltou ao Brasil, mas o Bayer quis ficar comigo e estou lá até hoje”.
“Giga”, como é conhecido -diminutivo de “gigante”, em alusão aos seus 1,65m-, esteve no Ninho do Urubu e Gávea, onde aconteceu um amistoso com o sub-20 do clube carioca.
“Foi muito especial para mim porque comecei a trabalhar aqui na Gávea. Depois, inauguramos o Ninho para o profissional, se não me engano, em 2006, antes da final da Copa do Brasil. Foi especial voltar ao Ninho, à Gávea, poder rever o pessoal”, disse Daniel Jouvin.
O preparador lembra os obstáculos iniciais, mas ressalta que, aos poucos, a vida em Colônia, região administrativa de Leverkusen, foi se encaixando.
“No início foi difícil, principalmente quando o Renato foi embora porque eu e minha esposa perdemos um pouco desse convívio social. Ficamos um pouco sozinhos. Mas com o tempo as coisas foram se ajustando, minha esposa ficou grávida, minha filha nasceu, fomos conhecendo outras pessoas, alguns brasileiros, inclusive, que nos ajudaram. Viver fora do país não é fácil, mas estamos felizes, as coisas foram se encaixando e nos adaptamos bem”, continuou.
“Sou padrinho da filha dele, trabalhamos juntos no Flamengo durante anos e o levei para o Bayer quando passei a ter alguns problemas. Até hoje está lá e tem uma história linda no clube. Fico feliz por ter participado desse momento dele”, disse Renato Augusto.