SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Banco do Brasil promoveu uma mudança interna, trocando presidentes de cinco empresas do conglomerado estatal, informou a instituição nesta sexta-feira (18).
Estão com novos líderes BB Asset, BB Seguridade, Brasilseg (que faz parte do grupo BB Seguridade), BB Américas e BBTS (BB Tecnologia e Serviços).
Segundo comunicado do banco, “as mudanças foram promovidas pela gestão do BB, buscando eficiência, inovação e geração de valor”.
A BB Seguridade (de seguros, previdência e títulos de capitalização) será comandada por Delano Valentim Andrade, que ocupava o cargo de presidente no BB Américas desde 2023, substituindo André Gustavo Borba Assumpção Haui. Ele é funcionário de carreira do banco desde junho de 1985, exercendo cargos de vice-presidente no Banco Patagonia, diretor de marketing e comunicação no BB e executivo de relacionamento com clientes pessoa física e da área de negócios de governo.
O BB Americas (subsidiária nos EUA), atualmente com Delano Valentim de Andrade, ficará com Mario Matsumoto Fujii, até então gerente geral do Banco do Brasil nos Estados Unidos. Ele ingressou na empresa em 1998, no varejo e posteriormente, no banco de investimentos, governança corporativa de empresas ligadas ao BB e na área de fusões e aquisições.
Ex-CEO do Banco do Brasil, Marcelo Augusto Dutra Labuto retorna ao conglomerado para presidir a Brasilseg, hoje sob Amauri Aguiar de Vasconcelos. Além de comandar a instituição ao fim de 2018, ele já foi diretor de governança de entidades ligadas, de empréstimos e financiamentos, além de dirigir a área de seguros, previdência e capitalização. Foi vice-presidente de Negócios de Varejo no BB, além de já ter atuado como diretor-presidente da BB Seguridade.
No mercado, Labuto já foi diretor executivo de varejo no Santander, CEO do Grupo Pernambucanas e CEO na Pefisa.
Atualmente sob comando de Denísio Liberato, a BB Asset (gestora de recursos), será comandada por Gustavo Pacheco Lustosa, que ocupa o cargo de diretor-presidente na BBTS desde 2023. É funcionário do BB desde 1993, exercendo cargos de diretor e gerente executivo na BBTS, gerente de soluções no Projeto Banco Postal entre 2014 e 2015, além de ter passagem na Diretoria de controladoria de 2008 a 2014.
Já Paulo Andre Rocha Alves foi indicado para presidir a BBTS (de tecnologia) no lugar de Lustosa. Atualmente, ele ocupa o cargo de gerente geral na diretoria de tecnologia do Banco do Brasil desde 2021, sendo funcionário da casa desde 2000. Exerceu os cargos de gerente executivo na diretoria de tecnologia desde 2017.
“O Banco do Brasil, ciente dos desafios impostos pelo mercado e comprometido com suas responsabilidades estratégicas, atua de forma diligente na identificação e valorização das competências técnicas e gerenciais dos executivos que lideram as empresas do conglomerado. Nosso foco está em alinhar perfis de liderança às exigências de cada negócio, considerando critérios técnicos, experiência de carreira e aderência às diretrizes corporativas”, disse Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil.
“Esses profissionais desempenharão papel fundamental na geração de resultados para o Banco do Brasil, especialmente em um ambiente altamente competitivo e em constante transformação. Trabalhamos continuamente para garantir que os melhores talentos estejam posicionados nas funções estratégicas, promovendo eficiência, inovação e geração de valor para o BB e seus acionistas”, complementa Tarciana.