Walison Veríssimo
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), se encontrou brevemente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta quinta-feira (17), antes do início oficial do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), na Universidade Federal de Goiás (UFG).
A conversa ocorreu nos bastidores do evento, em ambiente reservado, e durou cerca de dois minutos. Segundo Mabel, o objetivo foi apenas cumprimentar o presidente e dar boas-vindas em nome da capital. “Fui dar ao presidente da República boas-vindas”, afirmou à um veículo de comunicação de Goiânia.
Apesar do alinhamento político com o governador Ronaldo Caiado (UB), crítico da atual gestão federal, Mabel foi convidado pela organização do evento e aguardou a chegada do presidente. O tom do breve encontro foi cordial e descontraído. Lula, inclusive, teria feito uma brincadeira com o sobrenome do prefeito, em alusão à tradicional marca de biscoitos.
Durante o tempo em que permaneceu no local, o prefeito também ouviu manifestações de estudantes que criticavam antigos aliados políticos seus, como o ex-presidente Jair Bolsonaro. Havia também protestos a favor da taxação dos super-ricos, um dos temas em pauta no evento estudantil. Ainda assim, Mabel relatou ter sido bem recebido. “Fui bem tratado. Muitos pediram para tirar foto”, disse.
O prefeito deixou o campus antes do início da cerimônia oficial, alegando compromisso pré-agendado para o início da tarde.