SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma mulher de 25 anos que estava grávida morreu na última terça-feira (15) dentro de um Caps (Centro de Atenção Psicossocial) na Brasilândia, na zona norte de São Paulo, após passar por atendimento.
Natália Félix Novaes, que estava com 16 semanas de gestação, deu entrada no Caps Adulto III Brasilândia na noite de segunda-feira (14) durante uma crise depressiva e morreu na manhã seguinte.
De acordo com uma funcionária do Caps, que não quis se identificar, a paciente recebeu medicação sem o acompanhamento de um médico.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde lamentou o ocorrido e disse que aguarda o resultado do laudo necroscópico que vai determinar a causa da morte. Questionada sobre a informação de que a vítima teria sido medicada sem supervisão, a pasta não respondeu.
“A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte informa que a paciente apresentou uma crise durante a madrugada, recebeu atendimento, adormeceu, e a morte foi constatada pela equipe médica às 10h40. A família da paciente, que é acompanhada pelo Caps há sete anos, foi acolhida pela equipe e permanece recebendo o apoio necessário”, acrescenta a secretaria.
Daniela Araújo, amiga da família, diz que os pais de Natália são tratados por depressão no Caps e que a jovem também era acompanhada na unidade desde a adolescência, devido ao mesmo diagnóstico. Ela conta que a família não teve acesso ao prontuário médico e que até agora não sabe quais medicamentos foram dados à jovem.
“Ela entrou em surto, precisou da medicação, e dormiu. Só sentiram falta dela no outro dia, no café da manhã”, afirma Daniela.
Moradores da região dizem que o corpo de Natália só foi retirado do Caps no fim da tarde de terça, o que causou revolta também entre pacientes.
O caso foi registrado como morte suspeita e é investigado pelo 45º DP (Vila Brasilândia). “Laudos periciais foram requisitados e estão sendo elaborados”, afirmou a Secretaria da Segurança Pública, em nota.
Natália foi enterrada nesta sexta (18) no cemitério de Perus, na zona norte de São Paulo.