SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A CBS, rede de televisão americana, anunciou que o programa “Late Night” com Stephen Colbert será cancelado após o término da próxima temporada. A emissora disse que a decisão foi por motivos financeiros.
O programa apresentado de madrugada é um dos mais tradicionais nos Estados Unidos, e foi ao ar em 1993 com David Latterman. A decisão ocorre em um momento de crise para a televisão. Enquanto o público mais jovem prefere o streaming, as emissoras têm sido mais cautelosas ao investir em programas com altos custos de produção.
“Consideramos Stephen Colbert insubstituível e vamos aposentar o ‘Late Show’ em maio de 2026”, afirmou, em nota, a CBS. “Ele será lembrado no panteão dos grandes nomes que agraciaram a televisão noturna. Está é uma decisão puramente financeira diante de um cenário desafiador na madrugada. Não tem nenhuma relação com o desempenho, o conteúdo ou outros assuntos da Paramount.”
A CBS é gerida pela Paramount. Segundo a revista americana Variety, pode haver uma motivação política por trás do cancelamento do programa. Isso porque já havia uma especulação de que Colbert e Jon Stewart, que apresenta o “Daily Show”, ambos críticos de Donald Trump, estariam sob análise de David Ellison, diretor da Skydance Media, grupo que planeja adquirir a Paramount.
Ellison é próximo ao presidente americano. No mês passado, Trump disse que o empresário faria “um bom trabalho” ao administrar a Skydance e Paramount. A fusão das duas empresas foi apoiada pelo republicano.